festa

São João será feriado em Pernambuco em 2021?

Em tempos normais, é comum que o feriado de Corpus Christi, comemorado na última quinta-feira (3), seja transferido para 24 junho, quando é comemorado o Dia de São João

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 07/06/2021 às 12:25 | Atualizado em 07/06/2021 às 12:40
Notícia
X

Em tempos normais, o feriado nacional de Corpus Christi, que foi comemorado na última quinta-feira (3), é transferido para o Dia de São João, em 24 junho, em Pernambuco. No entanto, diante dos altos números pandemia da covid-19, o feriado corre o risco de ser cancelado em 2021 pelo Governo de Pernambuco. Os festejos juninos, por sua vez, já foram suspensos.

Questionado pela reportagem do JC na última sexta-feira (5), o Governo de Pernambuco afirmou que o feriado ainda está sendo discutido e que, em breve, mais informações serão divulgadas. No entanto, até o momento, não houve nenhum pronunciamento. Assim que novas informações chegarem a matéria será atualizada.

No ano passado, quando o novo coronavírus já estava circulando no Estado, o feriado foi mantido pelo governo, porém as festas, que envolvem aglomerações de pessoas, forró e muita animação, assim como em 2021, foram suspensas.

É válido lembrar que Pernambuco se encontra em um cenário diferente do visto no ano passado. No dia 7 de junho de 2020, por exemplo, o Estado registrou 881 casos de pessoas infectadas pela doença e uma média móvel de 827 casos, com uma tendência de queda em -30%. Já nesta segunda-feira (7), Pernambuco registra 1.249 novas infecções e uma média móvel em 2.666 casos, com uma estabilidade de -12%. Atualmente, Pernambuco totaliza 500.821 casos da doença, desde o início da pandemia.

A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Festas canceladas

Intitulada cidade com o maior São João do mundo, o município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, cancelou a festa presencial deste ano no Pátio de Eventos ainda em abril. A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, Rubens Júnior, em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

De acordo com ele, há, também, uma determinação que destina os recursos de eventos para o combate à pandemia. "Estaríamos nesse início do mês de abril a todo vapor com licitações, com contratações, providenciando os contratos dos artistas, mas infelizmente nada pode acontecer por determinação do Tribunal de Contas, que todo recurso para evento deve ser destinado ao combate à covid-19", afirmou. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Caruaru informou que não há ação online prevista. 

Tags

Autor