PLANO DE CONVIVÊNCIA COM A COVID-19

São João: Pernambuco vive primeiro feriado após nova flexibilização das medidas restritivas

O dia será de shoppings abertos, bares e restaurantes funcionando e comércio liberado na faixa de areia de praias

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/06/2021 às 0:13 | Atualizado em 24/06/2021 às 4:21
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Praia de Boa Viagem, no Recife - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Leitura:

Pernambuco tem, nesta quinta-feira (24), o primeiro feriado depois do novo avanço na flexibilização das medidas restritivas impostas para conter a covid-19. O dia será de shoppings abertos, bares e restaurantes funcionando e comércio liberado na faixa de areia de praias localizadas em cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Ipojuca. Confira abaixo os detalhes:

Funcionamento dos shoppings

RioMar

No feriado de São João, o RioMar Recife, localizado no Pina, Zona Sul do Recife, funcionará das 12h às 21h. Nos demais dias, o centro de compras estará aberto em um novo horário: de segunda a sexta das 10h às 22h, nos sábados das 10h às 21h e nos domingos das 12h às 21h.

Quem optar por não sair de casa terá à disposição o RioMar Online. A plataforma digital permanecerá funcionando das 10h às 22h.

Para comemorar o período junino, o RioMar está sendo palco da mostra "São João, Cordel e Cangaço", que junta história, tradição e cultura nordestina, até o dia 30 de junho. A exposição tem objetos raros, casas e igrejas cenográficas, móveis, fotografias, xilogravuras e documentos, e reúne pela primeira vez três tradições de grande valor cultural: o São João – a maior festa popular nordestina; o Cordel – a expressão fantástica da poesia popular; e o Cangaço – com suas histórias de luta, mistérios, arte e política.

Estão expostos objetos pessoais de Luiz Gonzaga, J. Borges e Lampião e outros grandes ícones de nossa história e cultura. A entrada é gratuita.

Recife

Nesta quinta-feira (24), o Shopping Recife, localizado na Zona Sul da cidade, funcionará das 12h às 21h para todas as atividades comerciais. O centro de compras registra ainda que o seu atual horário de funcionamento é das 10h às 22h, de segunda a sexta; das 10h às 21h, aos sábados; e do meio-dia às 21h, nos domingos.

Guararapes

No feriado do dia 24, o mall opera em horário especial, das 12h às 21h. Os consumidores também podem optar por fazer compras em outros horários, através da plataforma de e-commerce Guararapes Online, disponível em versão aplicativo para Android e iOS ou pelo site.

Boa Vista

Nesta quinta-feira (24), o Boa Vista, localizado na Região Centro de Recife, irá operar das 11h às 19h. Nos demais dias, o estabelecimento estará aberto de segunda a sábado, das 9h às 21h e aos domingos das 11h às 19h.

Camará

Em Camaragibe, o Camará shopping promove o Arraiá do Amor, na praça de alimentação do centro de compras, até o dia 30 de junho. No local, foi criado um ambiente com decoração junina e espaço instagramável, onde o público pode fazer compras no clima de São João e registrar o momento com fotos. No feriado da quinta-feira (24), o horário de operação será das 12h às 21h.

Costa Dourada

No feriado desta quinta-feira (24), o horário de operação do shopping será das 12h às 21h.

Até o dia 30 de junho, o clima junino toma canto do centro da compras; a praça de eventos conta com decoração temática, onde o público consegue interagir com três espaços instagramáveis. Além dos cenários preparados, que contam elementos que remetem às tradições do interior pernambucano, a Praça Junina também oferece barraquinhas de artesanato e de comidas típicas como pamonha, canjica, bolo de milho e outras iguarias da culinária de época.

Tacaruna

Neste dia 24 de junho, o Tacaruna funcionará em horário especial, das 12h às 21h. Nos demais dias, o centro de compras passa a funcionar de segunda a sexta de 10h às 22, nos sábados das 10h às 21h, e domingos das 12h às 21h.

Barracas nas praias

Recife

A Prefeitura do Recife decretou a liberação do comércio nas orlas do Pina e de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. A medida é válida para os dias úteis e finais de semana.

O horário de funcionamento do comércio na faixa de areia é das 7h às 17h, com o uso permanente de máscaras para comerciantes e clientes enquanto estes não estiverem consumindo alimento. Os comerciantes deverão disponibilizar álcool a 70% e observar o distanciamento de quatro metros entre os guarda-sóis ou ombrelones - medidos de haste a haste - e com máximo de seis cadeiras por ponto.

Cada estabelecimento deverá usar apenas 50% da capacidade, e segue proibida a utilização de caixas de som, bem como shows e demais apresentações artísticas. Os ambulantes que trabalham circulando na orla também podem operar de 7h às 17h, desde que sempre respeitando o uso de máscara e o distanciamento.

Olinda

Em Olinda, por meio do decreto, o município liberou as atividades comerciais na faixa de areia até as 18h, durante todos os dias da semana, com máximo de 50% da quantidade de mesas, cadeiras e guarda sóis, com distanciamento de dois metros, no mínimo. Está vedado a utilização de aparelhos de som e a realização de shows.

Jaboatão

Em Jaboatão dos Guararapes, o horário de funcionamento para barraqueiros e ambulantes é de 9h às 16h, seguindo todo protocolo de segurança solicitado pelo município.

Ipojuca

Em Ipojuca, de acordo com a assessoria de imprensa, o comércio de praia funciona das 8h às 17h, obedecendo os protocolos de distanciamento já estabelecidos pelo governo do Estado.

Serviços de alimentação e comércio

Macro I (Grande Recife, Zona da Mata, Agreste), Macro II (Agreste) e Macro IV (Sertão - Vale do São Francisco e Araripe)

Serviços de alimentação (bares, restaurantes, etc)

Dia de São João (24): Até as 21h

- 50% da capacidade do local

- Permanece proibida música ao vivo

Shopping centers e galerias comerciais

Dia de São João (24): Até as 21h

- 1 cliente a cada 5m² para área interna das lojas e 1 cliente a cada 10m² nas áreas de circulação

Comércio varejista de bairro e de centro

Dia de São João (24): 9h às 19h

- Um cliente a cada 5m² para área interna das lojas e um cliente a cada 10m² nas áreas de circulação

Macro III (Sertão - Moxotó e Pajeú)

Serviços de alimentação (bares, restaurantes, etc)

Dia de São João (24): Até as 18h

- 50% da capacidade do local

- Permanece proibida música ao vivo

Shopping centers e galerias comerciais

Dia de São João (24): Até as 18h

- Um cliente a cada 5m² para área interna das lojas e um cliente a cada 10m² nas áreas de circulação

Comércio varejista de bairro e de centro

Dia de São João (24): 9h às 18h

- Um cliente a cada 5m² para área interna das lojas e um cliente a cada 10m² nas áreas de circulação

Ciclofaixas do Recife

As ciclofaixas móveis do Recife estarão funcionando nesta quinta-feira (24), feriado de São João. As três rotas disponíveis irão operar das 7h às 16h na capital pernambucana. No domingo (27), o equipamento volta a ser montado para a população pedalar. Vale lembrar que, apesar da retomada das ciclofaixas, é recomendado que as pessoas usem máscaras enquanto pedalam.

Comentários

Últimas notícias