Fiscalização

Procon interdita estabelecimentos do Grande Recife após desrespeito às regras de proteção à covid-19

A ação ocorreu no último fim de semana e contou com a participação da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e a Polícia Militar

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 05/07/2021 às 8:46 | Atualizado em 05/07/2021 às 10:44
Notícia
X

O Procon Pernambuco realizou fiscalizações em bares e restaurantes na Zona Sul do Recife no final de semana e interditou dois estabelecimentos. As ações foram realizadas em conjunto com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.

Os principais motivos para interdições foram o funcionamento fora do horário permitido e a ausência de máscara ou aglomeração nos lugares fiscalizados. Até esse domingo, dia 4 de julho, bares, restaurantes e serviços de alimentação poderiam funcionar das 5h às 22h, em dias de semana, e 5h às 21h, nos finais de semana e feriados. Agora, a partir desta segunda-feira (5), esses estabelecimentos ganham uma hora a mais para funcionar. De acordo com o Governo do Estado, o novo horário será das 5h às 23h, em dias de semana, e 5h às 22h, nos finais de semana e feriados.

>> Pernambuco anuncia liberação de mais atividades; confira quais e as regras

>> Veja novo horário de funcionamento de bares e restaurantes em Pernambuco

>> Torcida no estádio liberada em Pernambuco? Veja o que se sabe até agora

Localizado em Candeias, o Boteco Terraço foi autuado e interditado por descumprimento das medidas de proteção contra a covid-19, na sexta-feira (2). De acordo com o Procon, o estabelecimento estava aberto após 00h, os fiscais identificaram pessoas na área interna, circulando sem o uso de máscaras e consumindo bebida alcoólica em pé.

DIVULGAÇÃO/PROCON
Procon realiza fiscalização em bares e restaurantes no Recife - DIVULGAÇÃO/PROCON

Neste mesmo dia, no bairro do Pina, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o estabelecimento Pizza do Lóide foi autuado por funcionamento após o horário permitido, com a presença de consumidores na área externa. Passava das 22h quando os fiscais chegaram ao local.

No sábado (3), em uma praça pública no bairro do Cordeiro, um grupo de pessoas se encontrava no local sem máscara e sem distanciamento social, desrespeitando o decreto vigente. A equipe orientou o encerramento da aglomeração e realizou a dispersão das pessoas do local.

Já no domingo (4), em San Martin, o Espetinho do Buxexa foi interditado. O Procon afirma que no estabelecimento não havia distanciamento entre as mesas, bem como ausência de álcool para higienização das mãos dentro do estabelecimento e nas mesas, além de constatar um número exorbitante de pessoas consumindo fora do horário permitido.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico reforça que a atuação dos órgãos irá continuar. “Manteremos os esquemas de fiscalização, com o objetivo de garantir que os protocolos de convivência e combate à covid-19 sejam cumpridos. A medida é necessária para resguardar a vida da população”, frisa.

Até o momento, 1.476 locais foram fiscalizados pelo Procon/PE em 2021. Deste número, 346 foram autuados e 86 interditados.

Tags

Autor