PIORA

Roberta, mulher trans queimada no Recife, apresenta piora, é intubada e transferida para UTI do HR

A vítima teve 40% do corpo queimado durante tentativa de homicídio no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, no dia 24 de junho

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 05/07/2021 às 14:12 | Atualizado em 05/07/2021 às 14:44
Notícia
X

Com informações do repórter Mário Oliveira, da TV Jornal

A transexual Roberta Nascimento Silva, de 33 anos, que teve 40% do corpo queimado durante tentativa de homicídio no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, no dia 24 de junho, foi novamente intubada nesse domingo (4) e será transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda na tarde desta segunda-feira (5). Internada no Hospital da Restauração (HR) desde o crime, ela já teve os dois braços amputados anteriormente. 

O médico Marcos Barreto, chefe do setor de queimados do hospital, informou que o quadro dela é de "altíssimo risco". "Ontem a noite ela começou a ter depressão respiratória, queda na saturação de oxigênio. Foram feitas todas as manobras necessárias para não fazer procedimento invasivo, mas, como ela não respondeu, às 21h20 ela foi para ventilação mecânica. Está agora sedada", disse.

O especialista explicou que a vítima passou por um "novo procedimento cirúrgico de retirada de tecido desvitalizado" na manhã desta segunda "no restante das queimaduras, que foram bem extensas, principalmente no tronco, frente e verso". Além disso, afirmou que outro "entrave na evolução do caso" é o comprometimento pulmonar em Roberta.

A primeira cirurgia para a amputação do braço ocorreu no dia 26 de junho, no membro esquerdo, a nível do ombro. No dia 30, ela precisou amputar o braço direito. De acordo com o HR, o ataque provocou queimaduras de terceiro grau em seu corpo, chegando à musculatura.

Como denunciar LGBTfobia

A sociedade em geral e a população LGBTI podem denunciar qualquer ato violador dos seus Direitos pelo CECH, através dos números (81) 3182-7665/ 3182-7607, do e-mail [email protected], ou presencialmente na sede do órgão localizado na Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro. O governo do estado garante sigilo das informações. Já a Prefeitura do Recife disponibiliza plataforma online de denúncias contra LGBTfobia através do link https://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. Vítimas também podem procurar o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 


Tags

Autor