FISCALIZAÇÃO

Seis estabelecimentos da RMR são autuados neste fim de semana pelo Procon

Procon autuou dois bares, duas pizzarias, o Game Station do Shopping Tacaruna e o parque de diversões Mirabilândia. Não houve nenhuma interdição neste fim de semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 12/07/2021 às 11:55 | Atualizado em 12/07/2021 às 12:20
Notícia
X

O Procon Pernambuco realizou neste final de semana mais uma fiscalização do cumprimento das restrições impostas no Plano de Convivência com a Covid-19 na Região Metropolitana do Recife (RMR). O órgão atuou em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Na sexta (9), sábado (10) e domingo (12), foram fiscalizados 49 estabelecimentos - incluindo parques e cinemas -, e foram feitas seis autuações. Não houve nenhuma interdição.

Esse foi o segundo final de semana após uma nova flexibilização das atividades econômicas e sociais na RMR, Zona da Mata e Agreste do Estado. Uma das principais mudanças foi em relação aos eventos sociais, que passaram a ser permitidos.

Desde a segunda-feira passada (5), bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência podem funcionar até as 23h em dias de semana e até 22h nos fins de semana e feriados, com 50% da capacidade de lotação do local. 

Um estabelecimento no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, a Pizzaria do Lóide, foi autuada no sábado (10) pois estava funcionando em horário irregular e com pessoas no ambiente externo. Também não havia sinalização sobre o serviço de delivery. O Procon orientou o encerramento das atividades naquele dia.

Já no domingo (11), outros três locais em Boa Viagem, na Zona Sul, também foram autuados, o Bar Escritório, o Bode do Nô e a pizzaria Capitão Gancho. O motivo foi a falta do distanciamento social mínimo entre os clientes, mesas e cadeiras.

"Estamos percebendo que apesar dos fornecedores estarem cumprindo o horário de funcionamento, muitos não estão seguindo as portarias sanitárias e os protocolos setoriais. Vejamos por esses estabelecimentos autuados pelo Procon no final de semana", afirma o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O secretário buscou sensibilizar também a população para que cobre dos estabelecimentos o cumprimento das medidas "pela saúde e bem estar de todos", disse.

Operação Carrossel

Além da fiscalização em estabelecimentos comerciais, o Procon-PE também esteve em parques e espaços de lazer para verificar o cumprimento das medidas sanitárias, através da Operação Carrossel.

O Game Station do Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, foi autuado por descumprir os protocolos. No local havia aglomeração de pessoas.

O parque de diversões Mirabilândia, no bairro do Salgadinho, em Olinda também recebeu uma autuação do Procon-PE. Neste caso, foram observadas as mesmas irregularidades do Game Station do Tacaruna, mas também a falta de sinalização de distanciamento nos bancos.

Divulgação/Procon-PE
Fiscalização do Procon Pernambuco no final de semana dos dias 10 e 11 de julho de 2021 - Divulgação/Procon-PE

Cinemas, teatros e circos podem operar com 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor. O horário de funcionamento permitido é de 9h às 23h nos dias de semana e 9h às 22h nos finais de semana e feriados.

Já os shoppings devem funcionar com um cliente a cada 5m² na área interna das lojas e um cliente a cada 10m² nas áreas de circulação. O horário limite de funcionamento é de 22h todos os dias. Já o funcionamentos dos parques - sejam temáticos, infantis, aquáticos, etc - é regulamentado por cada município.

Tags

Autor