Imunização

Qual é o intervalo entre as doses da vacina da AstraZeneca contra covid-19?

Veja como acontece a imunização da AstraZeneca contra covid-19

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo, Giovanna Torreão

Publicado em 13/07/2021 às 16:45 | Atualizado em 13/07/2021 às 17:09
Notícia
X

O Governo de Pernambuco autorizou os municípios a reduzir o intervalo entre a primeira e a segunda dose de aplicação da vacina AstraZeneca. Inicialmente, o prazo entre as duas aplicações era de 90 dias. A Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco, em reunião realizada no último dia 05, definiu que esse intervalo agora pode ser de 60 dias. Essa comissão reúne representantes das prefeituras e da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

"Ficou definido que os municípios podem aplicar a vacina AstraZeneca entre 60 e 90 dias após a primeira dose. O fabricante diz que esse intervalo pode ser adotado. Essa decisão foi balizada pelo nosso comitê técnico científico estadual", destacou André Longo. 

Vale destacar, no entanto, que "cada município deve informar o período para marcação da segunda dose, levando em consideração sua operacionalização vacinal e seus estoques", conforme o secretário de Saúde.

A informação foi divulgada na tarde pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa online. Confira abaixo:

 

Atualmente, quatro vacinas estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde. Além da AstraZeneca, há a Sinovac/Butantan, a da Pfizer e da Janssen. A Sinovac tem um intervalo de 21 dias entre as duas doses. A da Pfizer necessita de um prazo de 90 dias da primeira para a segunda aplicação, enquanto a da Janssen é dose única.

Cidades que anteciparam a vacinação da 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz

Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, na Região Metropolitana, já anunciaram que vão diminuir para ao menos 60 dias o prazo de aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz. Belo Jardim e Bezerros, ambas do Agreste de Pernambuco, fizeram o mesmo. A medida, que visa acelerar o processo de imunização no Estado, foi divulgada pelo Governo de Pernambuco nesta terça-feira (6). A Fiocruz informou que a segunda dose pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira. Sendo assim, a antecipação do reforço não compromete a eficácia do imunizante.

O aval para finalizar o esquema vacinal nesse período foi dado pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, a partir da análise de dados científicos, e foi pactuado entre o Estado e os municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde da última segunda-feira (5).

“Cada município deverá informar a sua população o período para marcação da segunda dose da AstraZeneca, levando em consideração seus estoques. Mas ressaltamos que esse período não afeta a eficácia do imunizante, que manterá a proteção contra a Covid-19. Friso que a decisão da CIB foi tomada após consulta com o Comitê Técnico, que se pautou nas evidências científicas e nas informações do próprio fabricante dessa vacina”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva nesta terça (6).

Recife

Quem estiver apto a receber a segunda dose do imunizante a partir dos 60 dias, no Recife, receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. O agendamento já estará aberto 21 dias antes da data que marca os sessenta dias da aplicação da primeira dose, permitindo que os munícipes possam escolher datas e locais com antecedência e tranquilidade.

Há 88.069 pessoas que já podem receber a segunda dose da vacina AstraZeneca na cidade. A antecipação está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque da prefeitura. Para receber a dose de reforço, é preciso realizar o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina.

Olinda

De acordo com a Prefeitura de Olinda, quem já tomou a primeira dose há pelo menos 60 dias já pode ir até o ponto de vacinação onde recebeu a primeira, que o reforço já pode ser aplicado.

Jaboatão

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vai fazer dois mutirões, nos dias 17 e 24 de julho, das 8h às 13h, para antecipar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca.

Camaragibe

A Prefeitura de Camaragibe também antecipou o prazo para aplicação da segunda dose da vacina AstraZenca. Quem se vacinar com a primeira dose do imunizante no município, terá acesso a segunda em até 60 dias.

Segundo a gestão, quem já recebeu a primeira dose da AstraZenca e já tem a data de receber o complemento marcada no cartão de vacina continuará com o prazo anterior. O município informou que com a chegada de novas doses do imunizante é possível que a aplicação desse forço seja adiantada. 

 

Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a antecipação do prazo de aplicação da 2ª dose do imunizante AstraZeneca/Fiocruz no município. Segundo a gestão, o cidadão caruaruense que tiver tomado a primeira dose da vacina há 60 dias, já pode fazer o agendamento para tomar o complemento da imunização. 


Belo Jardim

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, por meio do Programa Nacional de Imunização, irá convocar a população que tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca para receber o complemento, antecipadamente. Segundo a gestão, a imunização seguirá um cronograma baseado na quantidade de doses em estoque e também na quantidade de lotes que serão recebidos pelo município nos próximos dias.

Inicialmente serão convocadas as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante entre os dias 13 e 20 de abril. Este público deve comparecer ao Centro de Vacinação Covid, na quadra do Colégio Donino, portando RG, CPF e o cartão de vacina. A imunização acontecerá de quarta-feira (7) até sexta-feira (9).

Bezerros

A Secretaria de Saúde de Bezerros antecipou, nessa segunda-feira (12), a aplicação da segunda dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz para os munícipes. As pessoas que tomaram a primeira dose da vacina há 60 dias ou mais, podem realizar o agendamento prévio para receber a segunda dose.

O agendamento deve ser feito através do aplicativo "Vacina Bezerros" ou também pelos números: (81) 9-9840-2845 / (81) 9-9836-1655. No dia de tomar o reforço, o cidadão precisa levar o cartão de vacina da primeira dose e um documento oficial com foto.

 

Tags

Autor