Luto

Morre aos 74 anos o poeta e jornalista Robson Sampaio

Robson Sampaio teve uma carreira de 53 anos como jornalista e era membro da Academia Recifense de Letras

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 20/07/2021 às 8:53
Notícia
X

O jornalista e poeta Robson Silva Sampaio faleceu nessa segunda-feira (19), vítima de câncer. Com passagens pelo Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, Robson mantinha um blog há anos sobre notícias locais de Pernambuco. Ele deixa esposa, três filhos e sete netos. 

Robson Sampaio nasceu em Maceió (AL), no ano de 1947, onde viveu aos 12 anos e depois mudou-se para Recife. Na capital pernambucana, iniciou a sua carreira de 53 anos como jornalista de política e esportes. 

No ano de 2017, recebeu o título de cidadão pernambucano da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Anteriormente, já havia recebido o título de cidadão jaboatonense em 2014 e recifense, em 2006. 

Segundo informações da Alepe, ao longo da sua carreira Robson Sampaio já havia entrevistado uma grande lista de personalidades, a exemplo de Dom Helder Camara, Marco Maciel, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Miguel Arraes, Pelé e Emerson Fittipaldi. Também cobriu seis Grandes Prêmios de Fórmula 1 e uma Copa do Mundo. 

Robson Sampaio era membro da Academia Recifense de Letras, ocupante da cadeira 22. Entre os seus livros publicados, estão O Recife & Outros Poemas, Eu Sou Capibaribe-Poemas, Arrecifes (Coletânea & Novos Poemas), Frases & Minipoemas e Teatro da Vida (Causos).

Despedida

O velório será realizado nesta terça-feira (20) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Em seguida, haverá a cerimônia de cremação, às 16h, restrita aos familiares. 

"Como o óbito não tem qualquer relação com a covid, não há restrições à presença de parentes e amigos, sendo respeitadas as regras de prevenção, uso de máscaras, álcool gel e distanciamento", diz o comunicado da família. 

Em uma nota publicada no blog na última sexta-feira (16), a sua filha Danielle Sampaio informou que o site teria as suas atividades suspensas devido ao quadro de saúde do pai, que estava internado em um hospital do Recife para tratamento. 

 

Tags

Autor