PANDEMIA

No Recife, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reúne com o governador Paulo Câmara

O ministro cumpriu agenda em Pernambuco nesta segunda-feira (2). Além da capital, ele esteve em Petrolina, no Sertão

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 02/08/2021 às 22:14
@PAULOCAMARA40 VIA INSTAGRAM
Reunião na sede do governo de Pernambuco tratou do enfrentamento à covid-19 - FOTO: @PAULOCAMARA40 VIA INSTAGRAM
Leitura:

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpriu agenda em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e no Recife, nesta segunda-feira (2). Na capital pernambucana, ele participou da solenidade de inauguração do novo serviço de radioterapia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na Boa Vista, e se reuniu com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, em Santo Antônio.

"Recebi no início da noite desta segunda-feira, os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado, além do senador Fernando Bezerra Coelho que cumpriam agenda em Pernambuco. Tratamos dos próximos passos do enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco e no Brasil", disse o governador do Estado nas redes sociais.

Radioterapia

No Imip, ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o ministro da Saúde falou da importância da instituição para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a importância de reforçar as políticas públicas em prol da saúde brasileira. A expectativa do Imip é aumentar em 70% a capacidade de atendimento do Serviço de Radioterapia, podendo chegar a 100% nos próximos meses. O serviço atende cerca de 120 pacientes por mês.

"Inauguramos o novo serviço de radioterapia do Imip. Com investimento de R$ 9,6 milhões do Ministério da Saúde, o novo equipamento vai ampliar o serviço para diminuir, ou até zerar, a fila de espera p tratamento dos pacientes com câncer do estado de PE. Tudo 100% SUS", disse Queiroga.


A presidente do Instituto, Silvia Rissin, e a Superintendente-Geral do IMIP, Tereza Campos, agradeceram a presença dos ministros.

"A visita do ministro hoje se reveste de um momento muito especial para nossa instituição. Temos um serviço de Radioterapia que funciona desde 2009, mas que não atende mais a demanda existente no Estado. Conseguimos o novo serviço graças ao Ministério da Saúde", disse Silvia Rissin.

"Viver do SUS é uma obra diária de determinação e busca incessante por apoio. A certeza que para fazer mais e melhor não há jeito melhor do que garantir recursos e fazer investimentos", acrescentou Tereza Campos.

O senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado Silvio Costa Filho, o secretário estadual de saúde, André Longo, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, outras autoridades e diretores do Imip participaram do evento.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por IMIP Pernambuco (@imip_pernambuco)

Petrolina 

Antes de chegar à capital pernambucana, o ministro visitou Petrolina, no Vale do São Francisco, e inaugurou a UBS do Vale do Grande Rio, unidade que irá atender, em média, mais de 4 mil pessoas na região, além de conhecer a Biofábrica do método Wolbachia, importante iniciativa que impede o desenvolvimento do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

 


 "Prevenção de doenças começa na Atenção Primária, a porta de entrada do SUS", compartilhou Marcelo Queiroga, no Twitter. 


Na ocasião, Queiroga também inaugurou o novo mamógrafo do Centro de Referência em Saúde da Mulher. 

Comentários

Últimas notícias