Sismografia

Tremor de terra é registrado no Cabo de Santo Agostinho

Este não foi o único tremor ocorrido no Cabo em 2021; outro evento parecido aconteceu em março

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 03/08/2021 às 12:14
Notícia
X

Na noite dessa segunda-feira (2), por volta das 23h57, a terra tremeu no município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento, de magnitude preliminar calculada em 2.1 na Escala Richter, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da UFRN.

>> Tremores de terra são comuns no Grande Recife? Após fenômenos recentes, geofísico explica

>> Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registra novo tremor de terra

Este não foi o único tremor registrado no Cabo este ano; outro evento parecido aconteceu em março. Na época, moradores da região entraram em contato com o LabSis/UFRN para relatar que tinham sentido o tremor de terra em pelo menos duas localidades diferentes do município. Segundo o Laboratório, o fenômeno atingiu magnitude de 1.5 mR.

Escala Richter

A Escala Richter é um sistema de medição criado para qualificar e comparar a intensidade dos terremotos conforme a manifestação em superfície terrestre. A métrica possui este nome em homenagem a seu desenvolvedor: Charles Richter. A magnitude dos abalos sísmicos é medida de 1 a 10, sendo os a partir de 6 considerados bastante graves.


Os tremores registrados na RMR são considerados de baixa magnitude por se manterem entre 1 e 3 de magnitude. Em sua maioria, só são sentidos por aparelhos específicos, como os sismógrafos.

Ao JC, o professor e geofísico Aderson Farias Nascimento, chefe do Labsis/UFRN, explicou que tremores de magnitude 1.5 na Escala Richter já podem ser observados pela população, a depender do horário.

"Quem estiver muito próximo da região pode perceber, mas vai depender também do horário. À noite, um tremor de magnitude de, por exemplo, 1.5 ou 2.0 é possível ser sentido. A partir de 2.0, é mais fácil da população perceber alguma coisa. E, geralmente, eles são muito rápidos, questão de dois segundos. Primeiro vem o estrondo, depois o tremor", esclareceu o geofísico.

Tags

Autor