TREMOR DE TERRA

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registra novo tremor de terra

O abalo sísmico sentido na região teve magnitude de 1.5 graus na Escala Richter

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença, JC

Publicado em 22/07/2021 às 11:40
Notícia
X

Com informações do repórter Berg Santos, da Rádio Jornal Caruaru

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou um novo tremor de terra nessa quarta-feira (21). De acordo com o Laboratório de Sismologia do Rio Grande do Norte (UFRN), o abalo sísmico sentido na região teve magnitude de 1.5 graus na Escala Richter. Este é o segundo evento do tipo registrado no município nos últimos três meses.

>> Na véspera de Natal, Caruaru registra tremor de terra de baixa intensidade

>> Mais de 130 tremores de terra são registrados em Caruaru, no Agreste de Pernambuco 

Os tremores de terra são comuns de acontecerem em Caruaru por causa da posição geográfica da cidade. O município fica localizado bem ao centro de uma área denominada ‘Zona de Cisalhamento Pernambuco Leste’. No local, há uma falha geológica, o que torna a região vulnerável a atividades sísmicas.

A Zona de Cisalhamento Pernambuco Leste percorre parte do Sertão, até o município de Arcoverde, em uma extensão de 254 quilômetros. Na região Agreste, outros dois tremores de terra foram registrados no mês de junho, na cidade de Brejo da Madre de Deus.

 

Escala Richer

A Escala Richter é um sistema de medição criado para qualificar e comparar a intensidade dos terremotos conforme a manifestação em superfície terrestre. A métrica possui este nome em homenagem a seu desenvolvedor: Charles Richter. A magnitude dos abalos sísmicos é medida de 1 a 10, sendo os a partir de 6 considerados bastante graves.

O tremor registrado em Caruaru, de magnitude de 1.5 graus, é considerado baixo pela escala e só pode ser sentido por aparelhos específicos, como os sismógrafos.

Números

O município teve mais de 300 tremores somente no segundo semestre de 2020. Em novembro, técnicos se deslocaram até Caruaru para instalar cinco novas estações sismográficas. Segundo a Rede Sismológica Brasileira, todas as ações tiveram apoio e acompanhamento logístico da Defesa Civil do município de Caruaru e também da Defesa Civil de Pernambuco.

Tags

Autor