SUSTO

Tremor de terra é registrado em Cupira, no Agreste de Pernambuco

Abalo foi registrado na tarde dessa terça-feira (26), às 15h01

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 27/01/2021 às 12:58 | Atualizado em 27/01/2021 às 13:00
Notícia
X

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra de magnitude 2.4 no município de Cupira, no Agreste de Pernambuco, na tarde dessa terça-feira (26), às 15h01. O último abalo sísmico no estado ocorreu no dia 13 de janeiro, em Caruaru, e teve magnitude 1.8.

Segundo o LabSis, que opera as estações da Rede Sismográfica Brasileira no Nordeste, em 2010, tremores de terra foram sentidos em diversas localidades do estado, inclusive no município de Cupira. Mais tarde, em 2016, a região acabou sendo objeto de estudo. No mesmo ano foram registrados mais de 85 eventos, incluindo um tremor de magnitude 3.8.

» Por que ocorrem tremores de terra em Pernambuco? Geofísico explica

O Laboratório Sismológico informou, por nota, que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país, repassando sempre todas as informações para as Defesas Civis responsáveis.

Sobre a Rede Sismográfica

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

Tags

Autor