'SOMMELIERS DE VACINA'

No Recife, 156 pessoas foram para o fim da fila de vacinação porque queriam escolher imunizante

Quem se recusa a receber vacina ofertada fica 60 dias sem poder reagendar aplicação na capital pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Larissa Lira

Publicado em 03/08/2021 às 23:15 | Atualizado em 03/08/2021 às 23:15
Notícia
X

No Recife, capital pernambucana, 156 pessoas foram para o fim da fila da campanha de vacinação contra covid-19 porque recusaram o imunizante oferecido. A punição começou a valer no dia 7 de julho. As pessoas que se recusarem a receber um determinado imunizante no momento da vacinação ficam 60 dias sem poder efetivar a marcação na plataforma Conecta Recife. 

Os 'sommeliers de vacina' somam 0,8% do total de imunizados na capital, um número considerado baixo. "Com o decreto, que prevê que as pessoas fiquem bloqueadas por 60 dias para reagendar a vacinação, o número de desistentes diminuiu", disse a secretária-executiva de Planejamento da Saúde do Recife, Yluska Reis, em entrevista à Rádio Jornal.

A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber imunizante anticovid, das quais 912.816 já foram vacinadas com pelo menos uma dose e 417.507 completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a vacina de dose única.

Nas redes sociais da gestão municipal, a mensagem é reforçada de forma divertida. "Quando chegar a tua vez, não fica com melindre. Vacina boa é vacina no braço". 


Vacinação

Nesta terça-feira (3), o município ampliou a vacinação contra covid-19 por faixa etária. Pessoas a partir dos 23 anos, independente de comorbidade ou da categoria profissional, poderão se vacinar a partir desta quarta (4). 

O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos (PSB), por meio das suas redes sociais. "Depois de meses de trabalho diário e intenso, vamos ampliar ainda mais a faixa de idade da vacinação contra covid-19 no Recife. Todas as pessoas com 23 anos ou mais! Chegou a minha vez!", escreveu o gestor, que tem 27 anos. De acordo com a prefeitura, há mais de 131 mil pessoas neste grupo.

A nova ampliação ocorre menos de uma semana depois do último anúncio de nova faixa etária, na sexta-feira (30). No dia, a vacina contra a doença na capital pernambucana foi liberada para pessoas com idade a partir dos 28 anos.

Após a liberação dos agendamentos, muitos jovens recifenses reclamaram de instabilidade na plataforma Conecta Recife. Na capital pernambucana, mais de 131 mil pessoas fazem parte desse grupo e serão contempladas com a imunização.

 

 

 

Tags

Autor