METEOROLOGIA

A frente fria do Sul pode chegar a Pernambuco? Entenda

O JC conversou a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes sobre o assunto

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 09/08/2021 às 17:07 | Atualizado em 09/08/2021 às 17:44
Notícia
X

As chuvas dos últimos dias, em conjunto com as temperaturas abaixo do habitual, fazem com que muitos pernambucanos se perguntem se a nova frente fria que chega ao Sul do Brasil nesta semana pode alcançar o Estado. Para explicar o assunto, o JC conversou com a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Aparecida Fernandes.

De acordo com a especialista, o fenômeno caracterizado como frente fria não chega a Pernambuco. Normalmente, ela atinge o Sul e o Sudeste do País e vai até o Sul da Bahia. Logo após, se desloca até o oceano, sem passar por Pernambuco.

"No oceano, ela atinge a direção de Pernambuco e faz com que haja uma instabilidade na atmosfera, além do aumento da nebulosidade. No entanto, as chuvas de hoje não tem nada a ver com a frente fria do Sul, até porque, a frente fria ainda está chegando ao Sul do País", diz.

Segundo ela, o motivo pelo qual Pernambuco registra chuvas e um clima mais frio é a confluência dos ventos, que são normais para essa época do ano que é o inverno. "Os ventos do Sul e Sudeste trazem um ar mais frio, enquanto os do Leste trazem um ar mais quente. Esses ventos se misturam e causam uma instabilidade", fala a meteorologista.

Aparecida explica que a chuva contínua deve permanecer até a próxima quarta-feira (11) e que, após a data, a tendência é que elas diminuam. "Podemos esperar mais dias de chuvas com temperaturas parecidas a que estamos vendo ao longo dos últimos dias, nada fora do comum", comenta.

Tags

Autor