Pernambuco registra temperaturas a partir dos 16.3ºC; veja onde fez mais frio
Se tem um clima com o qual o pernambucano não está acostumado é o frio. No entanto, nesse inverno, os municípios do Estado têm registrado temperatura abaixo das comuns, nos dias ensolarados
Se tem um clima com o qual o pernambucano não está acostumado é o frio. No entanto, nesse inverno, os municípios do Estado têm registrado temperatura abaixo das comuns, nos dias ensolarados. Nesta terça-feira (10), a cidade de Triunfo, no Sertão, registrou temperatura mínima de 16.3ºC, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A mais baixa do Estado hoje.
Em conversa com a reportagem do JC nessa segunda-feira (9), a meteorologista da Agência, Aparecida Fernandes, explicou que o frio sentido pelos pernambucanos é motivado pela confluência dos ventos. "Os ventos do Sul e Sudeste trazem um ar mais frio, enquanto os do Leste trazem um ar mais quente. Esses ventos se misturam e causam uma instabilidade", explicou.
Além de Triunfo, outro município que registrou temperatura baixa foi Garanhuns, no Agreste, com 16.6ºC. Araripina e Buíque, ambos no Sertão, por sua vez, foram responsáveis pelo terceiro e quarto lugar no rankig de onde mais fez frio nesta terça, com 17.2ºC e 17.4°C, respectivamente. Já o quinto município onde mais fez frio foi Caruaru, no Agreste, que registrou 18.1ºC.
Na Região Metropolitana do Recife, a cidade que teve menor temperatura foi Olinda, com 21.7ºC. A capital pernambucana, por sua vez, registrou 22ºC. Já na Zona da Mata, o município de Cupira foi onde fez mais frio, com 18.6ºC.
Além do frio, o clima chuvoso também tem se estabelecido em Pernambuco. Em entrevista à Rádio Jornal nesta terça, o meteorologista da Apac Romilson Ferreira, explicou que as chuvas devem permanecer até esta quarta-feira (11).
"A tendência é de chover mais forte esta noite e na madrugada desta quarta. Esperamos que as chuvas só diminuam a partir da quinta-feira", disse.
Veja o ranking completo de onde fez mais frio, segundo a Apac:
- Triunfo, Sertão, 16.3ºC
- Garanhuns, Agreste, 16.6ºC
- Araripina, Sertão, 17.2ºC
- Buíque, Sertão, 17.4ºC
- Caruaru, Agreste 18.1ºC
- Cupira, Zona da Mata, 18.6ºC
- Custódia, Sertão, 18.8ºC
- Águas Belas, Agreste, 18.9ºC
- Brejo da Madre de Deus, Agreste, 19.2ºC
- Ibimirim, Sertão, 19.2ºC
- Amaraji, Agreste, 19.6ºC
- Palmares, Zona da Mata, 19.8ºC
- Petrolina, Sertão, 19.9ºC
- Petrolina, Sertão, 21.6ºC
- Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, 20.1ºC
- Carpina, Zona da Mata, 20.2ºC
- Vertentes, Agreste, 20.5ºC
- Salgueiro, Sertão, 20.9ºC
- Cabrobó, Sertão, 21.6ºC
- Floresta, Sertão, 21.8ºC
- Olinda, Região Metropolitana do Recife, 21.7ºC
- Parnamirim, Sertão, 21.8ºC
- Ouricuri, Sertão, 21.9ºC
- Recife, 22ºC
- Santa Maria da Boa Vista, Sertão, 22ºC
- Fernando de Noronha, 23.6ºC
A frente fria do Sul pode chegar a Pernambuco?
De acordo com a meteorologista, o fenômeno caracterizado como frente fria não chega a Pernambuco. Normalmente, ela atinge o Sul e o Sudeste do País e vai até o Sul da Bahia. Logo após, se desloca até o oceano, sem passar por Pernambuco.
"No oceano, ela atinge a direção de Pernambuco e faz com que haja uma instabilidade na atmosfera, além do aumento da nebulosidade. No entanto, as chuvas de hoje não tem nada a ver com a frente fria do Sul, até porque, a frente fria ainda está chegando ao Sul do País", falou Aparecida.