BAIXAS TEMPERATURAS

Clima frio em Pernambuco deve continuar pelos próximos dias, segundo especialista

O município de Triunfo, no Sertão do Estado, registrou temperatura mínima de 14ºC

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 06/08/2021 às 13:43 | Atualizado em 06/08/2021 às 17:53
Notícia
X

O clima frio e chuvoso permanece na maioria dos municípios de Pernambuco. A precipitação que tem sido registrada nos últimos dias é decorrente de uma frente fria que avançou no Oceano Atlântico, o fenômeno provocou instabilidades, confluência de ventos e aumento na nebulosidade no Continente. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), nas últimas 24 horas, a temperatura mais baixa foi registrada pelo segundo dia consecutivo na cidade de Triunfo, no Sertão do Estado, com 14ºC. 

>> Triunfo, no Sertão de Pernambuco; registra 14°C; veja ranking das temperaturas mais baixas no Estado

>> Frio toma conta de municípios pernambucanos e vira meme nas redes sociais; veja

A previsão Apac é de que as chuvas continuem a cair até o próximo sábado (7) nas regiões de Zona da Mata Sul, Região Metropolitana do Recife e Agreste de Pernambuco. Ao JC, o meteorologista da Apac, Thiago do Vale, explicou sobre o início das baixas temperaturas. “Em Pernambuco começa a esfriar já a partir do outono. Temos o máximo de temperatura no verão e assim que o sol começa a se deslocar para o norte, astronomicamente falando, a gente começa a receber menos radiação. Então, as temperaturas começam a cair já no final de maio, aí começamos a sentir e registrar temperaturas menores principalmente nas localidades mais altas, a exemplo de Garanhuns, Triunfo e Taquaritinga”, explicou.

Apesar da mínima em Triunfo, esse não é o recorde de baixa temperatura já registrada no Estado. De acordo com o especialista, a medida mais baixa ocorreu em novembro de 1997, também em Triunfo, com 6,8ºC. O meteorologista afirma que é comum em Pernambuco que o clima frio permaneça até a próxima estação. “O frio deve continuar até a metade de agosto, que é quando começa a sentir o efeito do início da primavera - que acontece em setembro”, afirmou Thiago do Vale.

 

Previsão do tempo

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas, nesta sexta-feira (6), a previsão é que o Grande Recife continue parcialmente nublado, com chuva rápida e isolada ao longo do dia. A temperatura mínima deve ser de 20ºC e a máxima de 27ºC. Na Zona da Mata, o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas devem variar entre 19,3°C e 25°C.

 


No Agreste pernambucano, a previsão da Agência é de tempo parcialmente nublado a nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia, com intensidade fraca. As temperaturas devem variar entre 16°C e 25,8°C. No Sertão de Pernambuco, a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia. A temperatura mínima deve ser de 14,3°C e a máxima, 30°C.


Já no arquipélago de Fernando de Noronha, o tempo deve ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia, com intensidade moderada. As temperaturas variam entre 25°C e 27,7°C.

Tags

Autor