DESASTRE

Pai e filho soterrados em deslizamento de terra na Zona Norte do Recife recebem alta do hospital

Casa da família no bairro do Brejo da Guabiraba foi uma das seis atingidas. Defesa Civil realiza vistorias no local

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 11/08/2021 às 12:38 | Atualizado em 11/08/2021 às 12:44
Notícia
X

Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal

Para o motorista de ônibus Clebson Barbosa, de 40 anos, e o estudante Clebson Barbosa Júnior, de 16 anos, estar lado a lado, a partir de agora, terá um significado diferente. Pai e filho receberam alta do hospital após terem sido soterrados durante deslizamento de terra na Rua Cabo Hermito Sá, no Brejo da Guabiraba, na Zona Norte da capital pernambucana, nessa terça-feira (10).

A família perdeu tudo no desastre, mas comemora a vida. "Eu pensei que meu filho tinha morrido, fui lá para frente gritando e chorando por ele, porque já estava vendo a situação, aí eu ouvi a voz dele e veio a animação para poder procurá-lo", contou o motorista. "Na minha opinião não tinha chance de acontecer, de eu ficar soterrado da cintura para baixo. Eu fiquei em pé. Foi um milagre, foi Deus", disse o estudante.

Agora, ambos estão acomodados na casa de uma parente na mesma rua onde tudo aconteceu. A cadelinha Nina, também resgatada dos escombros na tarde dessa terça (10), também está por lá. No terraço da casa estão alguns móveis que foram salvos e doações. Entretanto, a família terá que reconstruir a vida do zero. 

A Defesa Civil do Recife cedeu colchões e cestas básicas, mas a dona de casa Ana Gracy, mãe do adolescente, aponta outras necessidades. "[Precisamos de] panela, fogão, geladeira, que tentamos tirar, mas não está mais funcionando", afirmou. Ainda nessa terça, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que a Secretaria de Desenvolvimento Social deverá dar suporte às famílias atingidas, com um auxílio de R$ 1.500.

Além do pai e do filho, uma parente deles ficou ferida ao tentar salvá-los, mas também já recebeu alta. Ao todo, seis casas foram atingidas pela barreira. Três ficaram completamente destruídas, e outras três foram atingidas parcialmente. Apesar das fortes chuvas, moradores acreditam que o deslizamento tenha acontecido pelo rompimento de um cano mestre da Compesa, e seguem preocupados com a ameaça.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Família recebeu doações - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Família recebeu doações - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Dona de casa Ana Gracy, mãe do adolescente vítima de deslizamento - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Cadelinha Nina também foi salva pelo Corpo de Bombeiros - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Caso aconteceu na Rua Cabo Hermito Sá, no Brejo da Guabiraba, na Zona Norte da capital pernambucana - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Caso aconteceu na Rua Cabo Hermito Sá, no Brejo da Guabiraba, na Zona Norte da capital pernambucana - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

"Está acontecendo a mesma coisa, pingando água no pé da barreira de três casas, a minha é a última. Estou com muito medo porque é esse cano que está derrubando tudo", relatou a dona de casa Solange de Lima Tavares. Segundo ela, a água jorra há pelo menos três meses e tem afetado várias casas.

A Defesa Civil esteve no local do acidente nesta manhã e reconheceu que ainda há riscos na área. Além disso, solicitou vistoria à Compesa. "A gente sabe que se houver um rompimento de um cano, o potencial para o desastre é muito maior. Então, a gente ainda está analisando isso, e pedimos para a Compesa fazer uma revisão de todo esse entorno, ver se há algum problema e se precisar reforçar alguma coisa para trazer a água encanada novamente", disse Keila Ferreira, gerente geral de assistência social da pasta.

 

 

Fortes chuvas persistem

Mais uma vez, o Grande Recife amanheceu sob fortes chuvas. Com isso, moradores das cidades da região já enfrentam transtornos nas ruas nesta quarta-feira (11). De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, as dificuldades, porém, devem ser menos intensas que as sentidas na terça-feira (10). As explicações foram dadas durante entrevista à Rádio Jornal.

“Estamos com o aviso da Apac de que permanece a possibilidade de chuvas moderadas a fortes até as 18h”, disse o coronel, explicando que, apesar disso, a maré está reduzindo seu nível. “Nosso pico foi por volta das 5h40 da manhã, quando tivemos maré alta. Agora, está baixando um pouco e perto das 11h teremos o menor nível, cerca de 0,2 metro. Só depois começa a subir novamente. Então, neste momento, ela está ajudando [a evitar transtornos] porque está secando”, continuou Sinomar.

O secretário ainda comentou sobre o número de pessoas que precisaram deixar suas casas durante este período chuvoso. Segundo ele, cerca de 20 pessoas estão desalojadas. Isto é, tiveram que procurar a residência de familiares para se protegerem. Ainda de acordo com Cássio Sinomar, não há pessoas em abrigos da Prefeitura do Recife. “Após o deslizamento da barreira no Brejo da Guabiraba, nessa terça, seis famílias precisaram sair de suas casas”, disse ele, pedindo que as pessoas que estão em área de barreira procurem um lugar seguro.

Onde mais choveu

Mesmo fortes, as chuvas que atingem o Grande Recife nesta quarta têm um acumulado bem menor do que o registrado neste mesmo período na terça (10). O maior índice pluviométrico do Estado, nas últimas 24 horas, é do bairro de Piedade, em Jaboatão, com 61,41 mm. Do total, apenas nas últimas 12h, 56,69 mm caíram sobre a localidade. No Janga, em Paulista, com 50,01 mm. Bonsucesso, em Olinda, chega aos 48,16 mm, enquanto o Distrito Industrial de Abreu e Lima acumula 46,59 mm. Na terça, os números passavam dos 130 milímetros em várias cidades.

No Recife, o maior acumulado desta manhã é no bairro do Ibura, na Zona Sul, com 40,69 mm. Os números são do monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e foram atualizados às 6h40. 

Veja ranking de onde mais choveu nas últimas 24 horas:

  • Piedade, em Jaboatão - 61,41 mm
  • Janga, em Paulista - 50,01 mm
  • Bonsucesso, em Olinda - 48,16 mm
  • Distrito Industrial, Abreu e Lima - 46,59 mm
  • Aguazinha, em Olinda - 40,74 mm
  • Ibura, Recife - 40,69 mm
  • Jardim Fragoso, Olinda - 38,75 mm
  • Imbiribeira, Recife - 37,94 mm

Previsão do tempo

A chuva deve persistir na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco, segundo a Apac, mas de forma moderada. Em novo alerta, divulgado no final da tarde dessa terça, o órgão declarou "estado de observação" nessas áreas. O aviso meteorológico é válido até as 17h desta quarta-feira (11).

"A tendência é que as chuvas diminuam a intensidade durante o dia na RMR e Zona da Mata, porém, devido aos volumes já acumulados nas últimas 48 horas, o aviso meteorológico foi renovado com 'Estado de Observação' devido às condições do solo e à possibilidade ainda de deslizamentos", alertou a agência.

A precipitação está sendo ocasionada por um canal de umidade que está favorecendo a ocorrência de chuvas no setor leste de Pernambuco. A Apac indicou que os moradores das áreas atingidas devem seguir as orientações dos departamentos de Defesa Civil dos municípios. 

Defesas Civis no Grande Recife

  • Olinda: 0800.281.2112
  • Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461.3443 e (81) 99195.6655
  • Abreu e Lima: (81) 99933.6380
  • São Lourenço da Mata: (81) 98338.5407
  • Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531
  • Ipojuca: 0800.281.0620
  • Paulista: 153

Confira a previsão para esta quarta-feira (11):

Região Metropolitana do Recife: Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

Máxima: 26ºC 

Mínima: 20ºC 

Zona da Mata Sul: Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

Máxima: 27ºC

Mínima: 20ºC

Zona da Mata Norte: Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada.

Máxima: 26ºC

Mínima: 19ºC 

Agreste:  Parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade fraca.

Máxima: 30ºC

Mínima: 16ºC

Sertão de Pernambuco : Parcialmente nublado sem chuva em toda a região no período da noite.

Máxima: 30ºC 

Mínima: 16ºC

Sertão do São Francisco: Parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Máxima: 30ºC 

Mínima: 18ºC

Fernando de Noronha: Nublado com pancadas de chuva em toda a região no período da noite com intensidade fraca a moderada.

Máxima: 27ºC

Mínima: 25ºC

Tags

Autor