clima

Deu praia? Meteorologista afirma que chuva pode dar trégua neste fim de semana

De acordo com Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em 12 dias já choveu 20% a mais do que o esperado para agosto

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 12/08/2021 às 15:23 | Atualizado em 13/08/2021 às 9:16
Notícia
X

Após dias de muita chuva na Região Metropolitana do Recife, o fenômeno meteorológico deu uma trégua nesta quinta-feira (12). De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os próximos dias devem continuar com pouca chuva até o domingo (15), quando ela volta a cair no Grande Recife.

"A previsão indica que as chuvas irão diminuir no fim de semana, mas a partir do domingo elas já devem voltar numa intensidade maior", explicou a especialista. Segundo ela, os meses de maio, junho, julho e agosto são os que mais registram chuvas em Pernambuco.

 

Ainda de acordo com a meteorologista, era esperado que em todo mês de agosto chovesse 175 milímetros, no entanto, em apenas 12 dias já choveu 208,6 milímetros. "Nosso equipamento registrou que já choveu 20% acima do previsto para todo mês", disse.

Apesar de ter chovido mais do que o esperado e previsão indicar a permanência do fenômeno na próxima semana, Morgana disse que essas chuvas são normais para este período, assim como as baixas temperaturas, que vêm sendo registradas em vários municípios pernambucanos. Na terça-feira (10), por exemplo, a cidade de Triunfo, no Sertão, registrou temperatura mínima de 16.3ºC.

De acordo com Morgana, essas temperaturas mais baixas ocorrem pela baixa radiação solar, comum no inverno, e pela grande circulação de ventos.

Tags

Autor