Coronavírus

Recife ultrapassa a marca de um milhão de pessoas vacinadas contra covid-19 com primeira dose ou dose única

Capital chega a 80,8% da população com mais de 18 anos vacinada com pelo menos uma dose

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 13/08/2021 às 22:58 | Atualizado em 13/08/2021 às 22:58
Notícia
X

Nesta sexta-feira (13), o Recife atingiu uma marca simbólica na campanha de vacinação contra covid-19. A capital pernambucana chegou a mais de 1 milhão de moradores imunizados, pelo menos uma dose da vacina. O número representa 80,8% da população adulta. Desse total, 941.370 tomaram a primeira dose e 59.770 a vacina de dose única. A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos aptas a receber o imunizante anticovid.

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), para este sábado (14), a capital tem 15.766 agendamentos para imunização, número recorde desde o início da vacinação.

A imunização de uma porcentagem crescente de pessoas tem mostrado resultados efetivos. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, o Recife registrou uma queda de 44,1% no número de diagnosticados com covid-19. Em janeiro, mês de início da campanha, foram confirmados 11.283 casos no município. Em julho, o total foi de 6.305 casos.

Em relação aos óbitos, em janeiro, foram confirmadas 161 mortes, enquanto em julho foram 125. Isso representa uma queda de 22,4%. O número de óbitos ainda pode sofrer alterações, tendo em vista a qualificação dos bancos de dados. Cerca de 300 mil pessoas realizaram teste para detecção de covid-19 nas unidades municipais.

“Os dados só confirmam que, de fato, a vacina é a nossa principal aliada no enfrentamento da pandemia. No entanto, reforçamos a importância de tomarmos a segunda dose, e mesmo após vacinados, não podemos relaxar com os cuidados e permanecer usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações, para prevenir novas infecções respiratórias”, afirma Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife.

O número de atendimentos feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na capital pernambucana, a pacientes com suspeita de covid-19, também vem caindo progressivamente. Entre os meses de março e julho, o órgão registrou redução de 52% na quantidade de ambulâncias enviadas a pessoas que precisaram de assistência, com sintomas respiratórios graves. Em março, segundo pico da pandemia na cidade, o Samu Recife fez 1.591 atendimentos, quando foi registrada a maior média móvel do ano. Em julho, foram 770 atendimentos, uma média de 24 atendimentos por dia feitos pelas equipes de socorro.

Locais de vacinação

O Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que estão localizados no Sest Senat, no Porto da Madeira; Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife; na Unicap, na Boa Vista; na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura; e UniNassau, nas Graças.

Já os 14 drives estão localizados no Sest Senat, em Beberibe; no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem, BIG Bompreço de Casa Forte, Unicap (Boa Vista) e Carrefour (Torre).

Tags

Autor