CAMPANHA

Todos os moradores do Recife podem tomar vacina contra a gripe a partir desta quinta (12)

Para tomar o imunizante, basta ir até uma das 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde (Sesau) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/08/2021 às 12:43 | Atualizado em 12/08/2021 às 12:45
Notícia
X

A Prefeitura do Recife anunciou que, a partir desta quinta-feira (12), a vacina contra a gripe estará disponível para todos os moradores da capital. Para tomar o imunizante, basta ir até uma das 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde (Sesau) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem foi vacinado contra a covid-19 precisa respeitar um intervalo de 14 dias para tomar a da gripe.

Segundo a gestão, até o momento, foram aplicadas 360.947 doses da vacina, o que representa 54,62% da meta de 90% de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde (MS). Assim, mesmo com a abertura da vacinação para a população em geral, as pessoas incluídas nos grupos prioritários ainda devem procurar os postos para receber a dose.

A decisão de vacinar todos os moradores do município contra a gripe foi pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), depois que o MS autorizou a ampliação do público para além dos grupos prioritários. Para o público em geral, serão utilizadas 200 mil doses remanescentes da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, que teve início no dia 12 de abril. 

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). O Programa de Imunização do Recife vai aproveitar a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, aplicando outras doses, se houver necessidade. Parte do público específico precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Por recomendação do MS, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas anticovid e gripe.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a imunização auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que alguns dos sintomas podem ser parecidos com os da gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento.

Grupos prioritários

Fazem parte dos grupos prioritários as crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior. Somando todo o público-alvo, de todas as etapas da campanha, são mais de 645,2 mil pessoas aptas para serem imunizadas na capital pernambucana.

Além desses, as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Tríplice viral

Neste momento, a Secretaria de Saúde também ainda vai disponibilizar a vacina tríplice viral para aqueles que nunca tomaram o imunizante ou não tenham comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Além do sarampo, a vacina tríplice viral também protege contra a caxumba e rubéola.

São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 59 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 60 anos não precisa se preocupar.

Tags

Autor