Meio ambiente

Úrsula, ursa-parda do zoológico de Dois Irmãos, está se preparando para trocar Pernambuco por São Paulo

Mudança para o Rancho dos Gnomos, no interior de São Paulo, é parte da estratégia do novo plano diretor do zoológico, que vai transferir os animais exóticos

Adriana Guarda
Adriana Guarda
Publicado em 14/08/2021 às 18:39
Notícia
Divulgação
Úrsula com o irmão Zé Colmeia, que morreu em maio deste ano - FOTO: Divulgação
Leitura:

Quem se acostumou a encontrar a ursa-parda Úrsula no zoológico de Dois Irmãos, ao longo de duas década, precisa se preparar para a despedida. Ela está de mudança do Recife para Cotia, no interior de São Paulo. O novo plano diretor do horto prevê a transferência de grandes animais que não fazer parte da fauna nordestina. A nova moradia de Úrsula será no Rancho dos Gnomos, um santuário que existe há 30 anos em São Paulo, oferecendo uma vida melhor aos animais. 

Úrsula e seu irmão Zé Colmeia chegaram ao zoológico do Recife em 2003, trazidos de Goiás, onde viviam em cativeiro. Formavam uma bela dupla horto, até que em maio deste ano, Zé Colmeia morreu com problemas respiratórios. A expectativa era levar o casal de irmãos para o Rancho dos Gnomos, mas não deu tempo. 

Divulgação
Campanha do Rancho dos Gnomos, tentar atrair recursos para concluir a nova "casa" de Úrsula em São Paulo - Divulgação
 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), ainda não há uma data certo para a transferência de Úrsula, porque ainda está sendo construído um espaço no Rancho dos Gnomos para receber a ursa. Existe, inclusive, uma campanha em andamento para quem quiser contribuir com a mudança do animal. Batizada de "Uma vida nova à irmã Úrsula", as regras estão disponíveis no site https://ranchodosgnomos.org.br/. Vai ter até sorteio de uma moto zero km. 

Segundo o Rancho dos Gnomos, a primeira etapa da campanha conseguiu arrecadar 19% do total necessário à construção do espaço para Úrsula. Mesmo assim as obras foram iniciadas. O espaço construído para ela será dez vezes maior em relação ao que ela ocupa hoje. O local também dispõe de condições climáticas mais adequadas aos ursos e outros animais da espécie.

Os recursos captados também vão servir para fazer o transporte do animal a uma distância de 2.600 quilômetros entre Recife e Cotia. Mesmo ainda sem data para a partida, Úrsula já está sendo treinada. Ela está sendo acostuma a sair para comer em um compartimento para facilitar sua adaptação quando precisar entrar a gaiola que vai levá-la para longe.  

Por conta da pandemia da covid-19, o zoológico de Dois Irmãos está há mais de um ano sem funcionar. Se até a mudança de Úrsula continuar fechado, a ursa que esteve presente na vidas de várias gerações de crianças, vai embora sem despedida. Mas vão com ela nosso afeto e desejo de uma vida melhor. 

Divulgação
Campanha do Rancho dos Gnomos, tentar atrair recursos para concluir a nova "casa" de Úrsula em São Paulo - FOTO:Divulgação

Comentários

Últimas notícias