operação aldeia

Quadrilha que matou bombeiro e planejava roubar cofre é alvo de operação no Grande Recife; Dois morreram e outros dois foram presos

Grupo é suspeito de praticar diversos assaltos na Região Metropolitana, entre eles o que resultou na morte de um tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, na agência bancária do Bradesco, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no último dia 2 de agosto

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 23/08/2021 às 16:26 | Atualizado em 23/08/2021 às 19:08
Notícia
X

Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, denominada Aldeia, com o objetivo de identificar e desarticular integrantes de uma associação criminosa resultou em uma perseguição e troca de tiros no bairro de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife. Na ocasião, dois suspeitos vieram a óbito e outros dois foram presos. O grupo criminoso está envolvido no latrocínio que vitimou um tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, que ocorreu em uma agência bancária do Bradesco em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no último dia 2 de agosto. A quadrilha é especializada em roubos, sobretudo em roubos a cofres e caixas eletrônicos, mas também a pessoas.

A ação policial aconteceu na madrugada da última quinta-feira (19), no entanto, a corporação só deu detalhes da operação nesta segunda (23). De acordo com a polícia, naquela madrugada o grupo iria roubar o cofre da empresa Prossegur em Camaragibe. Com isso, a equipe planejou a operação no entorno do estabelecimento e identificou o veículo que iria ser usado na ação. No momento que acharam  oportuno, os policiais resolveram abordar o automóvel em que os quatro suspeitos estavam.

Ainda segundo a polícia, os investigados desferiram diversos disparos de armas de fogo em direção à equipe policial, em que três viaturas do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI) foram atingidas, quando aconteceu a troca de tiros.

"Nossos carros estavam identificados e luminosos. Os policiais, que estavam identificados com coletes da Polícia Civil, verbalizaram a ação e mesmo assim os suspeitos atiraram contra eles", explicou o delegado Paulo Berenguer em entrevista coletiva sobre o caso.

A troca de tiros resultou em suspeitos feridos, que foram encaminhados ao Hospital da Restauração, na Área Central do Recife. Dois deles, de 24 e 26 anos, não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito. Já os outros dois, um homem de 27 anos e uma mulher de 28 anos, se encontram custodiados na unidade de saúde. Um dos homens que morreu e a mulher são originários do Pará.

"Eles vieram do Pará no dia 23 de junho e partir disso passaram a cometer crimes graves, de grande repercussão entre julho e agosto. Dentre eles destacamos o roubo a duas joalherias e o latrocínio do bombeiro no Banco Bradesco", contou o delegado. O grupo agia de maneira que fazia pessoas reféns, as amarravam com fitas e realizavam o roubo, com base na negociação e gerenciamento de crise. 

Buscas em residência no Jordão

Em continuidade com as diligências, os policiais realizaram buscas na residência em que os autuados se reuniam. Na casa, foi encontrada uma relevante quantidade de cocaína, maconha, além de diversos objetos e documentos relacionados ao latrocínio que vitimou o bombeiro.

"Foram encontradas placas de carro clonadas, drogas e a mochila que o gerente do posto de gasolina transportava quando o bombeiro, que o acompanhava, foi morto. Também foram encontrados envelopes do Banco Bradesco e roupas queimadas, que teriam sido utilizadas pelos suspeitos no momento da abordagem à vítima. Um projétil que a polícia suspeita que causou a morte do bombeiro e armas foram submetidas à perícia e estamos aguardando o resultado do laudo", disse o delegado Bruno de Ugalde.

Apesar da mochila que o gerente usava para carregar o dinheiro ter sido encontrada pela polícia, a quantia roubada não foi achada pelos agentes. Ao todo, foram apreendidos um veículo Gol VW, utilizado pelos suspeitos, duas armas de fogo, dezenas de munições e cartuchos calibre 38 e 9 MM, cinco coletes
balísticos, ferramentas para arrombamentos de cofres e caixas eletrônicos, 100g de cocaína em forma de pedra, 200g de maconha, objetos e documentos relacionados ao latrocínio do tenente do Corpo de Bombeiros.

Os dois sobreviventes foram autuados por homicídio tentado contra policiais, associação Criminosa armada, porte ilegal de arma de fogo, munições e acessórios (coletes Balísticos), resistência e Tráfico de entorpecentes.

Latrocínio de bombeiro

A polícia ainda está investigando o latrocínio do tenente do Corpo de Bombeiros. No entanto, o delegado Bruno de Ugalde informou que os dois executores estavam do lado de fora do banco, separados, antes de abordarem o gerente do posto de gasolina, que iria efetuar o depósito na agência bancária, e o tenente da reserva da corporação, que fazia a segurança do homem.

"Um deles deu voz de assalto e entrou em luta corporal com o bombeiro. O outro suspeito, que tinha passado despercebido e se encontrava com uma bolsa de um serviço de delivery, efetuou o disparo pelas costas da vítima. Os suspeitos sacaram a bolsa com o dinheiro do chão, porque ela havia caído, subiram na motocicleta e se evadiram do local", explicou.

LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
Crime ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (2) - LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
Crime ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (2) - LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
Crime ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (2) - LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
LEONARDO BALTAR/TV JORNAL
Crime ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (2) - LEONARDO BALTAR/TV JORNAL

Segundo o delegado a polícia está investigando a participação de outras pessoas no crime, inclusive a mulher que sobreviveu e foi presa nessa quinta-feira. "Filmagens tratadas induzem a participação dela e de outra pessoa, que provavelmente foi o outro homem preso na quinta. Ela estaria no local cinco minutos antes da chegada do gerente e do bombeiro passando informações e para verificar se existia guarnição policial no local para praticar a investida criminosa", falou.

Ainda de acordo com a polícia, ao ser interrogada, a mulher afirmou que veio para Pernambuco "para ganhar dinheiro". Ao ser questionada se era com trabalho, ela teria informado que "não, mas por meio de assaltos".



Tags

Autor