E TOME FREVO

Em comemoração ao Dia Nacional do Frevo, Paço promove festa virtual com o melhor do ritmo

A festa virtual começa às 19h e contará com a presença do saxofonista, maestro e Mestre-Vivo Edson Rodrigues

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 13/09/2021 às 13:50
Notícia
Andréa Rêgo Barros/PCR
Paço do Frevo, Centro do Recife. - FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leitura:

Nesta terça-feira (14), comemora-se o Dia Nacional do Frevo. Na data, o Paço do Frevo, centro de referência salvaguarda do ritmo pernambucano, promove uma live no seu canal do YouTube com a apresentação da Orquestra Arruando. A festa virtual começa às 19h e contará com a presença do saxofonista, maestro e Mestre-Vivo Edson Rodrigues - autor de 18 Frevos e um dos homenageados do carnaval do Recife em 2020.

>> Frevo é revalidado, por unanimidade, como bem imaterial nacional

A data escolhida simboliza o dia de nascimento do jornalista Osvaldo Almeida - responsável por formalizar o batismo do frevo na imprensa -. O ritmo também é celebrado em outra data comemorativa, dessa vez no mês de fevereiro, dia 9. A primeira faz referência a até então inédita vez que o termo "frevo" foi citado na imprensa, no Jornal Pequeno do Recife, em 1907.

Frevo vivo

Divulgação/Tiago J Silva
Orquestra Arruando. - Divulgação/Tiago J Silva

Segundo a Secretaria de Cultura do Recife (Secult-PE), a live marca o lançamento do projeto “O Frevo vive, o Frevo pulsa, o Frevo continua” da Orquestra Arruando, que conta com um documentário e cinco shows inéditos do conjunto. A ação foi realizada por meio da Secult-PE, com recursos federais da Lei Aldir Blanc. Além disso, uma playlist com os seis vídeos será disponibilizada nos canais do YouTube do Paço do Frevo e da Orquestra Arruando.

O longa-metragem "O Frevo: conversas livres com os mestres", Nilo Otaviano e Lucas Fitipaldi, será lançado pela Orquestra e aborda 12 visões diferentes, entre músicos, Mestres-Vivos do Frevo e pesquisadores, do que foi o ritmo. Além também de realizar projeções futuras acerca do Frevo.

Os shows também divulgados foram gravados sem público no Teatro do Parque e Arena Pernambuco, no início deste ano e apresenta os temas: "O Frevo dos Anos 60-70-80", "A Universal Música Pernambucana", "Clássicos Natalinos Arranjados nos Ritmos Pernambucanos", "O Frevo de José Constantino" e o "O Novo Sotaque da Música Pernambucana".

Orquestra Arruando

Nascida em 2013, a Orquestra Arruando foi criada com a meta de implementar um projeto de valorização da música e da dança - patrimônio cultural -. O nome é uma homenagem ao local de origem do próprio Frevo: a rua.

O grupo conta com 40 integrantes em sua formação completa, no entanto se apresentará no Paço do Frevo com formação reduzida, para celebrar o Dia do Frevo com segurança, devido aos protocolos de distanciamento da Covid-19. Para este show, a Arruando conta com patrocínio da Fundarpe.

SERVIÇO

Especial Dia Nacional do Frevo com a Orquestra Arruando
Data: 14 de setembro
Horário: 19h
Local: Do 3º andar do Paço do Frevo para a casa do público, através do canal do YouTube do Paço do Frevo (youtube.com/pacodofrevomuseu)

Divulgação/Tiago J Silva
Orquestra Arruando. - FOTO:Divulgação/Tiago J Silva

Comentários

Últimas notícias