Vacinação

Recife anuncia aplicação da terceira dose da vacina contra covid-19 em pessoas imunossuprimidas

Mais de 1.700 pessoas do grupo estão aptas a tomar o reforço

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 17/09/2021 às 18:40
Notícia
X

O Recife anunciou na noite desta sexta-feira (17) a ampliação do grupo prioritário a ser imunizado com a terceira dose anticovid. Pessoas imunossuprimidas que finalizaram o ciclo (duas doses ou dose única) há, no mínimo, 28 dias receberão a dose de reforço da vacina partir deste sábado (18). O agendamento estará disponível no aplicativo ou no site do Conecta Recife, a partir das 20h desta sexta-feira (17).

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), 1.771 pessoas imunossuprimidas estão aptas a receber a dose de reforço. Para tomar a dose de reforço, o público deverá levar no dia escolhido o documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Será válido tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

As pessoas com alto grau de imunossupressão deverão tomar a dose adicional a partir de 28 dias após a última dose do esquema básico. Neste grupo, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), incluem-se os indivíduos (com/em):

  • Imunodeficiência primária grave;
  • quimioterapia para câncer;
  • transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras;
  • pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4
  • uso de corticoides em doses 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias;
  • uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver tabela 1);
  • pacientes com hemodiálise;
  • pacientes com doenças imunomedidas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Conforme orientação do MS, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

Tags

Autor