MEDO

Após homicídio no Metrô do Recife, usuários do transporte têm sentimento de insegurança intensificado

O artista de rua Bruno Henrique dos Santos foi morto a facadas dentro de um vagão da Linha Sul do metrô na tarde dessa terça-feira (21)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 22/09/2021 às 12:09 | Atualizado em 22/09/2021 às 16:29
Notícia
X

Quando se trata do Metrô do Recife, insegurança é a palavra utilizada por quem precisa utilizar o meio de transporte. O sentimento, que há tempos é latente na vida do passageiro, se intensificou após o homicídio registrado dentro de um vagão da Linha Sul do metrô na tarde dessa terça-feira (21)

LEIA MAIS

Homem é morto dentro de vagão de trem do metrô do Recife

'Era uma amor de pessoa, só queria dançar', desabafa mãe de dançarino morto no metrô

O crime, que foi praticado na frente dos demais passageiros, teve como vítima o artista de rua Bruno Henrique dos Santos, de 21 anos. Veja imagens:

O assassinato teria ocorrido enquanto o trem estava em movimento, transitando da Estação Imbiribeira para a Estação Antônio Falcão. Após praticar o crime, o suspeito teria acionado o freio de emergência e forçado a abertura das portas para fugir do local, entre duas estações. 

Até o momento, o que se sabe é que o suspeito seria um vendedor ambulante que trabalhava na plataforma. O artista e o suspeito teriam discutido um dia antes do crime. "Estamos correndo atrás para saber quem é essa pessoa com quem a vítima discutiu. Há indícios de que se tratava de um vendedor ambulante, então agora a investigação vai nesta direção", informou o delegado Victor Leite, responsável pela apuração do caso. 

A situação toda evidencia o medo que os passageiros sentem dia após dia. Para a dona de casa Sara Lima, que afirmou já ter presenciado outro assassinato no Metrô do Recife, utilizar o transporte público é algo que lhe causa bastante desconforto. Segundo ela, o pânico é constante. "Infelizmente, a gente tem que andar de metrô. Eu ando morrendo de medo. Tanto de ônibus quanto de metrô. Me sinto super insegura", afirmou

A sensação é a mesma para os camareiros Suzana Rufino e Elenildo Oliveira, que utilizam a Estação Antônio Falcão, na Imbiribeira, todos os dias. Segundo eles, frequentar o local os obriga a lidar com o descaso do poder público e a insegurança. 

"A gente fica sujeito a tudo aqui, né? Fico com bastante medo porque a gente nunca sabe o que vai acontecer", disse Elenildo. "Acredito que falte policiamento. Deveria ter mais policiais tanto na estação quanto dentro dos vagões do metrô", completou Suzana.

A reportagem do JC tentou entrar em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS) para solicitar dados a respeito do policiamento nas estações, mas ainda não obteve retorno. A matéria será atualizada. 

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a segurança das estações é feita pelo policiamento ferroviário e policiais militares "Desde o dia 05 de janeiro do corrente ano, teve início o convênio firmado entre a CBTU e a Polícia Militar. Dezenas de policiais do Batalhão de Choque da PM estão atuando diariamente nas linhas Centro e Sul, reforçando a segurança dos usuários e funcionários e coibindo o comércio ilegal", diz trecho de nota enviada pela Companhia.

Além disso, a operadora afirmou que os policiais passaram por treinamento para conhecer o sistema e, durante o trabalho, estão em comunicação com os seguranças e com a central de monitoramento do metrô.

"O sistema de monitoramento da CBTU Recife possui 1380 câmeras de alta resolução, cujas imagens são analisadas 24 horas por dia", concluiu nota.

A morte de Bruno

assassinato de um artista de rua a facadas dentro do vagão do metrô do Recife, nesta terça-feira (21), chocou a população pernambucana. Bruno Henrique dos Santos, de 21 anos, fazia apresentações artísticas no transporte público quando foi atacado e morto, diante de diversos usuários. A mãe do jovem, Lucicleide Viana, contou que o filho era uma boa pessoa e não tinha desentendimento com ninguém.

"Bruno era um amor de pessoa, carinhoso, me dava tanto cheiro... Só queria dançar, somente. Ele ia todos os dias para o metrô trabalhar, para ganhar o pão de cada dia e pagar o aluguel. Tinha uma vida social como qualquer pessoa. Ele nunca falou sobre alguém o ameaçar", relatou a mãe, em entrevista à TV Jornal, na saída do Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro.

De acordo com o delegado Victor do Leite, da Polícia Civil de Pernambuco, o suspeito de cometer o crime, segundo relatos de testemunhas, trabalhava como vendedor ambulante na plataforma. Ainda segundo o delegado, a vítima e o suspeito teriam discutido nessa segunda (20), o que pode ter motivado a ação.

Apesar de Bruno nunca ter relatado ameaças, Lucicleide conta que sempre aconselhava o filho a trabalhar em outro local. "Eu me preocupava muito, todo o tempo. Eu pedia para ele sair de lá e ele dizia que era uma arte, que gostava de fazer aquilo", relata a mãe, visivelmente emocionada. Ela ainda descreve como foi a última vez que esteve com o filho: "Como mãe, a gente sente que isso vai acontecer. A última vez que o vi, ele me disse: 'ore por mim'", relatou a mãe.

Após o crime, o suspeito acionou a trava de emergência do trem e fugiu por um terreno entre as estações da Imbiribeira e Antônio Falcão. De acordo com o delegado Victor Leite, esse fato indica que ele teria premeditado a ação. "Possivelmente, foi um homicídio calculado, premeditado, sem se importar com testemunhas oculares", avaliou o delegado.

Mesmo diante da dor pela morte do filho, a mãe afirmou que perdoa o suspeito. "Não vai adiantar pedir justiça, porque a justiça de Deus não falha, mas as dos homens, sim. Eu perdoo quem fez isso com ele Eu perdoo você, viu, meu filho? Que Deus salve você também", afirmou.

Tags

Autor