Frevo e solidariedade estrelam campanha de doação de sangue do Homem da Meia Noite com o Hemope
Como parte da campanha, quem doar sangue nos próximos dias vai concorrer a uma camisa especial do Gigante
Em um ano de saudade do Carnaval e de incertezas pelo que virá, o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite resolveu unir forças ao Hemocentro de Pernambuco (Hemope) para iniciar as celebrações de seu 90º aniversário em um lugar um pouco diferente das ladeiras de Olinda, mas ainda assim com muita orquestra de frevo e animação, típicas do Calunga.
LEIA MAIS
Homem da Meia-Noite lança campanha "Sangue do Meu Sangue" junto com o Hemope, em busca doadores
O silêncio do Homem da Meia Noite, o gigante que emociona
Nesta terça-feira (5), a campanha "Sangue do meu Sangue", uma parceria do Homem da Meia Noite com o Hemope, busca sensibilizar doadores de todo o Estado a contribuírem com o estoque de sangue da unidade, que teve um esvaziamento durante a pandemia da covid-19.
Como parte da campanha, quem doar sangue nos próximos dias vai concorrer a uma camisa especial do Gigante. "Queremos trazer os apaixonados pelo Homem da Meia Noite, pela cultura, pelo carnaval, para o Hemope, para doar vida num momento como esse. Por isso, de hoje (5 de outubro) ao dia 25 de outubro, todas as pessoas que chegarem aqui no Hemope para doar sangue preencherão uma ficha e estarão concorrendo a uma camisa especial produzida por nós", explicou o presidente do Clube, Luiz Adolpho.
LEIA MAIS
Homem da Meia Noite não desfilará ainda que haja Carnaval de Olinda em 2021
O clube confeccionou 450 camisetas especiais, que serão sorteadas no dia 25 de outubro. Os ganhadores poderão resgatar o prêmio no dia 18 de novembro, em uma visita à sede do Calunga. "Quem for sorteado poderá visitar a sede do Homem da Meia Noite, que vai reabrir no dia 18 de novembro com uma roupagem totalmente nova em comemoração aos 90 anos. Na ocasião, a pessoa receberá sua camisa histórica da nossa campanha social", completou.
Para dar início à ação, a sede do hemocentro, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, recebeu o Calunguinha para realização de uma das primeiras doações do dia. Veja imagens:
Doação de sangue
O estoque de alguns tipos sanguíneos da unidade encontra-se em estado crítico devido à baixa em doações. A doação na unidade pode ser feita de forma espontânea ou previamente agendada, através do número: 0800-081-1535.
O ato de cidadania e solidariedade depende de alguns critérios para que a doação seja realizada. Veja as orientações do Hemope para os doadores:
1. Identificação
É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.
2. Idade
O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. O responsável legal deverá comparecer portando original e cópia xerox de documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira Profissional ou Previdência Social).
Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
3. Peso
O doador deve pesar no mínimo mais de 50 kg.
4. Pulso
Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.
5. Menstruação
Não contraindica a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.
6. Alimentação
O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).
7. Saúde
É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.
8. Atividades
O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue.