DOAÇÃO DE SANGUE

Homem da Meia-Noite lança campanha "Sangue do Meu Sangue" junto com o Hemope, em busca doadores

A ação comemora o 90º aniversário do Calunga e sorteará uma camisa especial para os doadores

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 04/10/2021 às 10:28
Notícia
X

Nesta terça-feira (5), o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite lança uma campanha junto ao Hemocentro de Pernambuco (Hemope) para comemorar o 90º aniversário do Calunga com muita empatia. A campanha "Sangue do Meu Sangue" busca somar forças para sensibilizar doadores de todo o Estado para contribuir com o estoque de sangue da unidade durante a pandemia da covid-19.

Em celebração ao aniversário do Gigante, o clube confeccionou uma camisa especial que será sorteada entre mais de 400 doadores até o dia 25 de outubro. Além disso, a sede do hemocentro no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, recebe a partir das 8h30 da manhã desta terça o Calunguinha, para chamar atenção para este gesto simples que pode salvar muitas vidas: a doação de sangue.

“Decidimos nos juntar ao Hemope para celebrar esse ato de amor ao próximo que é a doação de sangue. Ainda mais neste momento que vivemos, onde precisamos valorizar a vida”, ressalta Luiz Adolpho, presidente do clube. O doador sorteado receberá um voucher que poderá ser trocado por uma camisa exclusiva da campanha na loja oficial do Calunga no Bonsucesso, em Olinda.

Doação de sangue

O estoque de alguns tipos sanguíneos da unidade encontra-se em estado crítico devido à baixa em doações. A doação na unidade pode ser feita de forma espontânea ou previamente agendada, através do número: 0800-081-1535.

O ato de cidadania e solidariedade depende de alguns critérios para que a doação seja realizada. Veja as orientações do Hemope para os doadores:

1. Identificação

É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.

2. Idade

O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. O responsável legal deverá comparecer portando original e cópia xerox de documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira Profissional ou Previdência Social).

Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

3. Peso

O doador deve pesar no mínimo mais de 50 kg.

4. Pulso

Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.

5. Menstruação

Não contraindica a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.

6. Alimentação

O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).

7. Saúde

É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.

8. Atividades

O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue.

SERVIÇO:

Lançamento campanha - Sangue do Meu Sangue
Data: 05/10/21
Horário: 8h30
Local: Hemope - Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças, Recife-PE

Tags

Autor