CAMPANHA

Pernambuco promove Dia D neste sábado para atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

O Estado está com baixas coberturas vacinais para as imunizações ofertadas no calendário de rotina dos postos de saúde, como poliomielite, BCG, pentavalente e tríplice viral

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Inácio

Publicado em 14/10/2021 às 22:37
Notícia
X

Pernambuco promove, neste sábado (16), o Dia D da Campanha de Multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O Estado está com baixas coberturas vacinais para as imunizações ofertadas no calendário de rotina dos postos de saúde, como poliomielite, BCG, pentavalente, tríplice viral, varicela e hepatite A.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, alerta que o atraso na vacinação torna cada vez mais maior o risco do retorno de doenças que estavam erradicadas ou com baixa ocorrência. "Estamos preocupados com a baixíssima cobertura das vacinas para este público. Muitas das doenças que são evitáveis por esses imunizantes são ainda mais graves para as crianças do que a Covid-19. Com as atuais coberturas, todos, mas especialmente as crianças, estão correndo perigo", dia.

Para regularizar a situação vacinal, é necessário que os pais ou responsáveis levem até o posto de vacinação o cartão vacinal. O Estado conta com mais de 2,4 mil postos. "O acesso às vacinas é um direito de todas as crianças e adolescentes. Se você ama seu filho, não deixe de levá-lo a um posto de vacinação", destaca o secretário.

A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, explicou que cada município deve elaborar sua estratégia para que o acesso do público-alvo seja mais efetivo e rápido. "Alternativas podem ser criadas, como a abertura de postos de saúde ou pontos de vacinação nos fins de semana, e até mesmo ir às escolas realizar a imunização no local", afirmou.

Vacinação no Recife

A Secretária de Saúde (Sesau) do Recife promove, neste sábado (16), da 8h às 17h, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha de vacinação se dedica a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Entre os imunizantes recomendados para a faixa etária, estão BCG, Hepatite B, Tríplice Viral, meningocócica ACWY, HPV e Febre Amarela, por exemplo.

A Campanha de Multivacinação teve início no dia 1º de outubro e segue até o dia 29 deste mês. Estarão disponíveis 18 tipos de vacinas nas 150 salas de vacinação. Para as crianças menores de 7 anos, serão disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Para os que tem entre 7 e 14 anos às vacinas de hepatite B, tríplice viral, varicela, febre amarela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, serão disponibilizadas.

 

 

Tags

Autor