TRAGÉDIA

Dois dias após muro do Metrô do Recife atingir menina de 8 anos, CBTU diz que vai investigar o caso

A criança ficou ferida na tarde do último sábado (16), enquanto participava de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 18/10/2021 às 10:19 | Atualizado em 18/10/2021 às 10:24
Notícia
X

Dois dias após uma menina de oito anos ter sido atingida por muro do Metrô na comunidade do Coque, área central do Recife, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se pronunciou, afirmando lamentar profundamente o ocorrido e que vai investigar o caso.

A criança ficou ferida na tarde do último sábado (16), enquanto participava de uma festa em comemoração ao Dia das Crianças organizada pelo projeto Mão Amiga. Por volta das 13h, uma das placas do muro do Metrô do Recife caiu em cima da menina, causando-lhe politrauma.

LEIA MAIS

Muro do Metrô cai sobre menina de 8 anos durante festa de Dia das Crianças em comunidade do Recife; vítima está em estado grave

Após ser atingida por muro de Metrô no Recife, menina está entubada na UTI, em estado grave

Menina atingida por muro do Metrô do Recife permanece na UTI em estado grave

Ela foi inicialmente levada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), onde recebeu os primeiros atendimentos, e depois foi encaminhada para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, onde passou por cirurgia e permanece internada até a publicação desta matéria. De acordo com o HR, o estado de saúde permanece sendo grave e ela depende de ventilação mecânica. 

Em nota enviada à reportagem do JC nesta segunda-feira (18), por volta das 9h, a CBTU informou que está investigando a causa do acidente e disse ainda que "os 71 km de vias eletrificadas do Metrô do Recife possuem muros que passam por vistoria e reparos periodicamente". 

O argumento da CBTU, no entanto, é contrariado pelos moradores da comunidade, que há anos denunciam a falta de vistoria nestes mesmos muros. Em 2015, por exemplo, após a morte de Max Mateus Antônio do Nascimento, de 10 anos, também do Coque, após ser atropelado por composição do metrô, a comunidade já se queixava da falta de manutenção dos muros, que frequentemente caíam.

"A comunidade está muito revoltada. Vários ofícios já foram enviados para a CBTU, pelo ponto de cultura que existe no Coque, alertando sobre a situação dos muros e pedindo providências. Infelizmente nada foi feito e acontece uma tragédia dessa", comentou Jonata Santos, que coordena o projeto Mão Amiga, responsável pelo evento de Dia das Crianças. 

Na ocasião, havia cerca de 150 crianças, além de 20 voluntários e familiares. "Era uma festa, as crianças estavam todas brincando. A gente quer Justiça, esse acidente não pode ficar impune. Ficamos todos desesperados. Foi um milagre de Deus ela ter saído viva daqui. Perdeu muito sangue e desmaiou. A CBTU precisa responder por isso", disse uma tia da garota. 

*Os nomes da vítima e dos familiares foram resguardados pela reportagem como forma de preservar a identidade da criança.

Leia nota da CBTU na íntegra:

A CBTU Recife lamenta profundamente o ocorrido no último sábado, 16, quando uma placa de um muro do Metrô do Recife caiu sobre uma criança e informa que está investigando a causa do acidente. Os 71 km de vias eletrificadas do Metrô do Recife possuem muros que passam por vistoria e reparos periodicamente, inclusive para reparos de vandalismo. A CBTU informa ainda que representantes do RH foram ao Hospital da Restauração prestar apoio aos familiares.

Tags

Autor