CRIME

Polícia apreende adolescente suspeito de roubar bicicletas de professor e juiz em parques do Recife

De acordo com a Polícia Civil, na ação também foi preso em flagrante delito um adulto pelos crimes de receptação e corrupção de menores

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 19/10/2021 às 11:02 | Atualizado em 19/10/2021 às 14:37
Notícia
X

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante por ato infracional equiparado ao roubo pela Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE) nessa segunda-feira (18). Ele é suspeito de participar de dois assaltos na última semana, um no dia 15 de outubro, no Parque Santana, contra um professor universitário de 49 anos, e outro no dia 18, no Parque da Jaqueira, contra um juiz de 63

Em ambos os crimes, os delitos foram cometidos com violência à vítima, abordagem por três homens e rota de fuga. "Eles atacavam a vítima de todas as direções, chegavam já derrubando-a e agredindo-a com socos e chutes. Dessa forma conseguiam tomar a bicicleta e algum outro pertence de valor que estivesse com ela", explicou o delegado Joel Venâncio durante coletiva de imprensa sobre operação.

LEIA MAIS 

Professor da UFPE é assaltado e agredido no Parque Santana, no Recife

Em 2 dias, juiz e professor são agredidos em assaltos no Recife; Roubos crescem desde abril

De acordo com a Polícia Civil, na ação também foi preso em flagrante delito um irmão adulto do adolescente pelos crimes de receptação e corrupção de menores. Os dois foram reconhecidos pelo professor universitário, uma das vítimas do crime que se encontra em recuperação pós-cirurgia, já que sofreu fraturas na abordagem.

Segundo o delegado, os dois suspeitos apreendidos confessaram a participação. "Estamos trabalhando para identificar um terceiro participante [do roubo], supostamente um menor, morador de rua, e conseguimos identificar o receptador e uma das bicicletas roubadas. Agora estamos trabalhando se estão envolvidos em outros roubos de bicicleta", contou.

O terceiro participante ainda é procurado pela corporação.

Uma das bicicletas, a que pertence ao juiz, foi recuperada na manhã desta terça.

Os casos

Um professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) precisou passar por cirurgia após ser assaltado e agredido no Parque Santana, na Zona Norte do Recife, na última sexta-feira (15). Rodrigo Carreiro, 49 anos, andava de bicicleta, por volta das 11h30, quando foi surpreendido por três homens, que já fizeram a abordagem de forma bastante violenta.

"Estava na pista de bicicleta, mais ou menos na terceira volta, quando os três correram pra cima de mim. Foi tudo muito rápido, fragmento de segundos. Um deles deu logo uma voadora e me derrubou. Não falaram nada. Pegaram minha bicicleta e meu celular, que caiu no chão, e foram embora", relatou o professor.

Logo após o ocorrido, ele contou que procurou um vigilante, que o ajudou a ligar para o 190 e fazer a denúncia. Como mora perto do local, Rodrigo, muito machucado, foi andando para casa. Pediu ajuda à namorada, que o levou para um hospital particular. Lá, exames revelaram que ele teve quatro costelas quebradas. "A clavícula também estava quebrada em cinco partes. E um dedo em três partes", disse.

Rodrigo passou por cirurgia e recebeu alta no domingo (17).

Já na manhã do domingo, um juiz de 63 anos, da Décima Quarta Vara Cível da Capital, também foi assaltado e agredido em situação semelhante no bairro da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. A abordagem foi feita por três homens. Em nota, a Polícia Civil informou na ocasião que um inquérito policial havia sido instaurado para apurar o caso, identificar e capturar os autores do crime.

ARTES JC
Números de Crimes Contra o Patrimônio em Pernambuco - ARTES JC

ALERTA BIKE

Desde 30 de junho deste ano, Pernambuco conta com um serviço de cadastro de bicicletas para que elas possam ser recuperadas pela polícia com mais facilidade. É uma ferramenta da Secretaria de Defesa Social (SDS) semelhante ao Alerta Celular. 

É necessário apenas entrar no site www.alerta.sds.pe.gov.br e cadastrar login e senha. Na sequência, a ferramenta pedirá os dados da bicicleta como marca, modelo, tipo, aro, cor e chassi. Essa numeração pode ser encontrada, por exemplo, abaixo da caixa do movimento central, próximo à gancheira e do cubo da roda traseira, perto da braçadeira do selim, e/ou na parte frontal do quadro da bicicleta.

Caso a pessoa seja furtada ou roubada, ela entra no site e clica no botão de alerta. O usuário também pode incluir uma foto ao lado do bem. Quem não tiver mais a nota fiscal, pode identificar características da bike e fotografá-las, anexando no cadastro. Se comprou de um conhecido que não tem mais a nota fiscal, pode fazer um recibo simples de compra e venda. 

Tags

Autor