Com avanço da vacinação, Governo de Pernambuco anuncia fim da restrição de horário para atividades econômicas e sociais
Também houve avanços na liberação da capacidade de público para eventos, shows e estádios
Matéria atualizada às 17h31
O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anunciou nesta quinta-feira (28), avanços no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir do dia 1º de novembro, não haverá restrição de horário para as atividades sociais, econômicas e esportivas. Entretanto, a secretária-executiva Ana Paula Vilaça, reforçou é necessário fazer o uso obrigatório da máscara e evitar aglomerações.
>> Pernambuco anuncia liberação das festas de réveillon em Fernando de Noronha
“Diante do cenário favorável da saúde e do avanço da vacinação, e a gente faz a ressalva para que as pessoas continuem se vacinando e completem seu esquema vacinal, hoje temos o fim do limite de horário do funcionamento das atividades sociais e econômicas. Outra importante conquista é a torcida para os jogos de futebol profissional, cujo limite é de até 30% da capacidade deste estádio de futebol. Além disso, permanece o controle de esquema vacinal a partir de 300 pessoas, sendo 90% deste público com comprovação das duas doses e apenas 10% com a primeira dose e a testagem negativa para covid”, explicou a auxiliar.
Em relação a realização dos eventos sociais, shows, eventos corporativos, também houve avanços significativos e sob o argumento de terem sido permitidos graças a um diálogo constante com o setor. Agora, o público liberado passará de 2,5 mil pessoas para cinco mil pessoas ou 80% da capacidade do local - sempre o que for menor. Os produtores de eventos vão continuar contando com a plataforma Passe Seguro, selo lançado pelo Governo de Pernambuco que certifica os aplicativos que garantem o acesso, com agilidade e segurança, a eventos e shows.
"Não haverá horário limite de término, mas 50% da capacidade desses espaços terão que ser ocupado pelas pessoas, no formato de mesas e cadeiras. Nós vamos ter a presença do público em pé, mas sem aglomerar. Isso é o fundamental, que a gente tenha consciência de respeitar o distanciamento social, continuar utilizando a máscara e evitar a aglomeração", declarou Ana Paula.
Também permanecerá para o mês de novembro, a exigência do controle do esquema vacinal completo. Ou seja, apresentar a comprovação das duas doses contra a covid-19 (90% do público) ou a primeira dose acompanhada da testagem negativa (10% do público). Outros avanços também foram anunciados nesta quinta-feira, no que diz respeito a cinemas, museus e teatros. Antes, a capacidade era de 2,5 mil presentes ou 80% da capacidade do local, o que fosse menor, e a partir do dia 1º de novembro, terá 100% da capacidade liberada. "Também permanece o controle do esquema vacinal a partir de 300 pessoas".
>> Pernambuco desobriga uso de máscara em espaços abertos de Fernando de Noronha
>> Governo de Pernambuco aumenta capacidade da torcida nos estádios; confira
Diferentemente da desobrigação do uso da máscara no arquipélago de Fernando de Noronha, em espaços abertos, a partir do dia 17 de novembro, e da liberação do anúncio para a realização do Réveillon na ilha, a partir do dia 1º, Ana Paula Vilaça afirmou que não há previsão de quando essas medidas poderão ser estendidas para o Estado.
“Infelizmente, essa conquista não pode ser estendida ao restante do Estado, porque ainda não há condições sanitárias para tanto. Precisamos avançar mais na vacinação para que medidas como essas possam chegar ao continente. Estamos com apenas 60% da população elegível completamente imunizada e temos mais de 500 mil pernambucanos com a segunda dose em atraso”, frisou o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ainda em Fernando de Noronha, a partir do dia 1º de dezembro só será permitido desembarcar com a apresentação da carteira de vacinação digital com as duas doses da vacina ou vacina de dose única.
Acompanhe ao vivo a coletiva do Governo de Pernambuco: