FOLIA

"Ferver!", uma homenagem ao frevo, é o tema dos 90 anos do Homem da Meia-Noite, de Olinda, para Carnaval de 2022

Coletiva de imprensa que detalha preparativos para o bloco em 2022 acontece na manhã desta terça-feira (16)

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 16/11/2021 às 10:11
Notícia
DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Saída do Homem da Meia-Noite pelas ladeiras de Olinda - FOTO: DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

"Ferver: uma homenagem ao nosso frevo” é o tema dos 90 anos do Homem da Meia-Noite no Carnaval de 2022, segundo anunciou o presidente do bloco, Luiz Adolpho. Detalhes sobre a festa do próximo ano — que ainda não se sabe se será presencial ou online — foram anunciados em coletiva de imprensa transmitida online nesta terça-feira (16). Pela ainda persistência da pandemia da covid-19, não está confirmada a saída do bloco pelas ladeiras de Olinda. 

"[Estamos] acompanhando a evolução da vacinação contra a covid-19, a publicação de dados oficiais da pandemia, assim como respostas e posicionamento oficiais das autoridades sanitárias. Sabemos que temos muito a avançar; o momento ainda exige equilíbrio, coerência, cuidado e respeito, mas de alguma forma estaremos juntos nestes 90 anos do Calunga. Faltam 3 meses para o dia 26 de fevereiro de 2022, na incerteza que o tempo trás, vamos seguir em frente dentro do que for possível", disse Adolpho.

CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO
Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite - CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO
CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO
Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite - CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO

Serão cinco homenageados no aniversário do gigante no próximo ano, todos ligados ao ritmo pernambucano. Estes são: o cantor Almir Rouche, o Maestro Spok, o grupo de dança Guerreiros do Passo, a passista Adriana do Frevo e o museu Paço do Frevo, que fica no bairro do Recife, centro da capital pernambucana.

CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO
Homenageados dos 90 anos do Homem da Meia-Noite - CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO

A nova roupa do calunga será feita pela artista visual, designer gráfica e ilustradora pernambucana Joana Lira, que também recebeu a homenagem do prêmio Gigante Cultural 2021 na coletiva. "É um caminho super desafiador criar a roupa do gigante, que é o povo, que é o frevo. E o frevo é o gigante. É uma grande mistura, e a ideia é a gente poder ferver juntos assim que possível", disse Joana, mostrando a nova gravata borboleta do gigante.

CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO
A nova roupa do calunga será feita pela artista visual, designer gráfica e ilustradora pernambucana Joana Lira - CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO

Já a camisa comemorativa para os foliões foi feita pela artista plástica Celene Muniz com composição da Rafa Q Faz, e traz elementos do tema de 2022. Ela está à venda com envio para todo o Brasil através do site www.elo7.com.br/rafaqfaz ou pelo instagram @rafaqfaz. A partir de quinta, estará disponível na Casa do Calunga, localizada na estrada do Bonsucesso 132, Bonsucesso, Olinda; e, em dezembro, no Shopping Patteo Olinda.

CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO
Camisa comemorativa para os foliões foi feita pela artista plástica Celene Muniz com composição da Rafa Q Faz - CIRO GUIMARÃES/DIVULGAÇÃO

O clipe oficial dos 90 anos do bloco será lançado neste sábado, dia 20 de novembro, às 20h, no canal oficial do Homem da Meia-Noite no YouTube.

Museu do Calunga

A sede do Homem também será enfeitada em sua homenagem. A parte interna do casarão da Estrada do Bonsucesso foi reformulada para entregar uma nova experiência ao visitante. No térreo, será lançada a Galeria de Artes Plásticas, com a exposição inédita de obras assinadas por oito artistas pernambucanos: Antônio Mendes, Celene Muniz, Deco Lopes, Di Farias, Íldima Lima, João Andrade, Marizinha Cavalcante e Rafaela Mendes. Ainda houve o resgate de peças antigas, como a usada no dia do casamento do Homem da Meia-Noite com a Mulher do Dia no ano de 1990.

A visitação começa nesta quinta-feira, dia 18 de novembro. O museu do Homem da Meia Noite, que fica na parte superior, estará aberta ao público de quinta a sábado, das 11h às 18h e aos domingos das 10h às 13h. Uma de R$ 10 será cobrada para apoiar a manutenção e preservação do espaço. Não precisa de agendamento para a visita, com exceção das escolas ou grupos acima de 10 pessoas que devem fazê-lo pelo número 3429-1326 ou pelas redes sociais, além de consultar o regulamento interno para visitação. O Clube garante que seguirá todas as regras estabelecidas pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) no combate à covid-19.

Espaço Afetivo

Um Espaço Afetivo para os apaixonados pelo calunga será criado no Piso 2 do Shopping Patteo Olinda em dezembro. Nele, visitantes vão poder conhecer e vivenciar a cultura do Homem da Meia Noite através de exposição e rodas de diálogo, além de poder adquirir a camisa comemorativa aos 90 anos e as roupArtes da Grife do Calunga. Ainda, 20 marcas criativas foram convidadas a desenvolverem e expor coleções exclusivas em homenagem aos 90 anos do bloco, com moda casa, decoração, artes plásticas, acessórios, presentinhos e lembrancinhas. Mais detalhes estão no Instagram @grifedocalunga.

O que diz o governo sobre a realização do Carnaval em 2022?

Por nota, o Governo de Pernambuco afirmou que dará, em breve, um pronunciamento oficial sobre o Carnaval. "O Governo de Pernambuco ressalta que está em constante diálogo com as prefeituras no que se refere à realização do Carnaval 2022 no Estado. Assim, o Comitê de Enfrentamento e Combate a Covid-19 ­- formado por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Planejamento e Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado e pelo Procon - se reunirá nos próximos dias para analisar os números da pandemia e da vacinação, com o intuito de fechar um posicionamento oficial sobre o período festivo em Pernambuco."

Já a Prefeitura de Olinda informou que "os processos para realização do Carnaval estão sendo encaminhados, mas a Prefeitura vai continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado", e que a prioridade será sempre a segurança da população. "A vontade da Prefeitura é realizar o maior e melhor Carnaval do mundo na cidade de Olinda, como vinha acontecendo nos últimos anos. Mas é preciso fazer isso com segurança; acompanhando desafios como, por exemplo, a vacinação das crianças e o comportamento de novas variantes do Sars-CoV-2. De qualquer forma, a Prefeitura vem trabalhando com a hipótese de superação desses desafios e a possível realização do Carnaval 2022", disse.

A Prefeitura do Recife, por sua vez disse que "apenas com a superação da pandemia será possível assegurar o evento", mas que, pela festa demandar uma série de ações administrativas, foi instituída no dia 22 de setembro "mesmo diante das incertezas sobre a festa, uma Comissão Interna do Carnaval, composta por diversas Secretarias do município, com o objetivo de garantir a observância de todos os prazos, protocolos legais, fiscais, contratuais e sanitários, relativos à estrutura, por exemplo, além da articulação externa de demandas e tratativas pertinentes ao ciclo carnavalesco".

Assista à coletiva:

processos para realização do Carnaval estão sendo encaminhados, mas a Prefeitura vai continuar seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado

Comentários

Últimas notícias