vacinação

Governo de Pernambuco não detalhou locais públicos em que "passaporte da vacina" será obrigatório

Nessa quinta-feira (25), o Governo de Pernambuco anunciou que o comprovante de vacinação com esquema completo contra a covid-19 será exigido em estabelecimentos públicos a partir de 1º de dezembro

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Cinthya Leite

Publicado em 26/11/2021 às 11:03 | Atualizado em 26/11/2021 às 11:19
Notícia
X

Apesar de, nessa quinta-feira (25), o Governo de Pernambuco anunciar que o comprovante de vacinação com esquema completo contra a covid-19 será exigido em estabelecimentos públicos a partir de 1º de dezembro, a gestão estadual ainda não especificou quais serão esses espaços. Sem o documento, não será possível ter acesso a esses locais.

O anúncio sobre a determinação foi feito durante coletiva de imprensa realizada pelos secretários Estaduais André Longo (Saúde) e Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão). "Apesar da estabilidade no cenário epidemiológico da covid-19, registrada em Pernambuco, nas últimas semanas, não podemos ter a falsa sensação de que a pandemia acabou. A iniciativa tem como objetivo proteger a população e incentivar a vacinação de todos contra a doença", disse André Longo.

Segundo o Governo de Pernambuco, o decreto com todas as regras para cumprimento da norma será publicado na próxima semana no Diário Oficial do Estado. A gestão estadual não informou em qual dia da semana.

Importância de completar o esquema vacinal

Ciente da situação na Europa, onde a covid-19 retoma a força, o secretário alertou para a importância de os pernambucanos não deixarem de lado a vacinação. "Dados divulgados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças apontam que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras, salvam vidas. O que temos hoje é uma pandemia em pessoas não totalmente vacinadas."

Nesse contexto, Longo ainda convocou a população para tomar a dose de reforço. "As evidências apontam que, especialmente nas pessoas com idade mais avançada, o organismo vai perdendo a memória imunológica ao longo do tempo, o que diminui a proteção ao passar dos meses. É preciso reforçar o sistema. Nós já atingimos percentuais acima de 90% na segunda dose na população acima dos 60 anos. Agora, precisamos fazer o chamado para que essas pessoas aumentem a sua proteção com a dose de reforço."

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que 590.103 pernambucanos estão com a segunda dose da vacina contra o coronavírus em atraso. "Uma única dose não é o suficiente para garantir uma proteção robusta. Aqui em Pernambuco, por exemplo, 20% das pessoas internadas com a forma grave da covid-19 estavam vacinadas com apenas uma dose. Além disso, 17% dos pacientes que foram a óbito também se encontravam nas mesmas condições", informou.

Pernambuco já aplicou 13.375.948 doses de vacinas contra a covid-19 desde o início da campanha de imunização, no dia 18 de janeiro. Com relação às primeiras doses, foram 7.153.232 aplicações (cobertura de 92,99%). Do total, 5.605.997 pernambucanos (72,88%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 5.432.924 com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 com dose única. As doses de reforço aplicadas somam 616.719.

Tags

Autor