IMUNIZAÇÃO

Recife amplia dose de reforço contra a covid-19 para pessoas de 18 a 49 anos

Já pode agendar a vacinação quem tomou a segunda dose há pelo menos cinco meses

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 19/11/2021 às 9:17 | Atualizado em 19/11/2021 às 9:30
X

Os moradores do Recife de 18 a 49 anos já podem tomar a dose de reforço contra a covid-19, desde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses; o que compreende um público de 12.086 pessoas, segundo a Secretaria de Saúde do município. Também foi anunciada nesta sexta-feira (19) que a aplicação da segunda dose para os 60.128 residentes que tomaram o imunizante da Janssen há no mínimo dois meses será feita a partir do recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde.

O agendamento já está aberto no site do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, também disponível da plataforma.

As pessoas com 50 anos ou mais e os trabalhadores da saúde vão continuar recebendo a dose de reforço no prazo de quatro meses após a conclusão do esquema vacinal. Já os imunossuprimidos devem receber a dose complementar depois de 28 dias da segunda dose.

“Lembrando que as pessoas com mais de 50 anos podem tomar a dose de reforço a partir de 4 meses da segunda dose. Já a as pessoas entre 18 e 49 anos precisam esperar 5 meses após a segunda dose. Se você conhece alguém, ou você se enquadra nesse grupo, já faz o agendamento e se vacina. Só com a vacina a gente vence a pandemia”, detalhou o prefeito João Campos.

A ampliação de público acontece três dias após o Ministério da Saúde autorizá-la em coletiva de imprensa. Segundo a prefeitura, as decisões foram apresentadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última quarta-feira (17) e aprovadas pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuadas junto aos municípios pernambucanos.

A dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, ou ainda de forma alternativa com Janssen ou Astrazeneca, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

Tomei a primeira dose da Jansen e a dose de reforço. E agora?

Para aqueles que tomaram o imunizante da Janssen e já receberam a dose de reforço (esquema heterólogo) em algum grupo anterior, o procedimento é fazer o agendamento no Conecta Recife, após cinco meses desta última dose, e comparecer a um dos 24 pontos de vacinação para receber a nova dose da vacina (reforço), que será da Pfizer.

Vacinação no Recife

A aplicação da dose de reforço teve início no dia 9 de setembro no Recife com a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência. Desde então, 153.011 pessoas já foram vacinadas com dose complementar. A Prefeitura do Recife disponibiliza 24 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 10 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.

 

Tags

Autor