comprovante

Saiba quais documentos são aceitos como 'passaporte de vacinação' em Pernambuco

A partir da próxima semana o comprovante será exigido em estabelecimentos públicos do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 26/11/2021 às 11:59 | Atualizado em 26/11/2021 às 12:04
Notícia
X

A partir de 1º de dezembro o 'passaporte de vacinação', que comprova esquema vacinal completo contra a covid-19, passará a ser exigido em estabelecimentos públicos de Pernambuco. Isso significa que, sem ele não será possível ter acesso a esses espaços. Mas quais documentos podem ser utilizados como comprovante?

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), há três tipos de documentos que podem ser utilizados como passaporte: o cartão de vacinação recebido pelo paciente de forma presencial, o certificado emitido pelo município de maneira online e o comprovante emitido pelo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

Governo de Pernambuco não detalhou locais públicos em que "passaporte da vacina" será obrigatório

Cartão de vacinação

O cartão de vacinação recebido pelo paciente de forma presencial é aquele dado pelos trabalhadores de saúde do município no ato da vacinação. Entre as informações contidas nele estão o nome do completo do paciente, o fabricante do imunizante e as datas que as doses foram tomadas - no caso da vacina da Janssen, o documento conta apenas com uma dose.

Plataformas digitais

Algumas cidades, como o Recife, também disponibilizam uma plataforma digital onde o certificado de vacinação completo pode ser emitido. Na capital pernambucana, o morador tem acesso por meio do aplicativo do Conecta Recife. O certificado fica disponível um dia após o ciclo vacinal ter sido finalizado. Além de ser baixado, o documento também pode ser compartilhado por aplicativos de comunicação online ou por e-mail.

Conecte SUS

Para ter acesso ao cartão de vacinas por meio de um documento emitido pelo Ministério da Saúde, o paciente deve acessar a plataforma Conecte SUS e fazer o login a partir do número de CPF e senha. Caso o usuário não esteja cadastrado, ele deve criar conta no site do Governo.

Importância de completar o esquema vacinal

Ciente da situação na Europa, onde a covid-19 retoma a força, o secretário alertou para a importância de os pernambucanos não deixarem de lado a vacinação. "Dados divulgados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças apontam que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras, salvam vidas. O que temos hoje é uma pandemia em pessoas não totalmente vacinadas."

Nesse contexto, Longo ainda convocou a população para tomar a dose de reforço. "As evidências apontam que, especialmente nas pessoas com idade mais avançada, o organismo vai perdendo a memória imunológica ao longo do tempo, o que diminui a proteção ao passar dos meses. É preciso reforçar o sistema. Nós já atingimos percentuais acima de 90% na segunda dose na população acima dos 60 anos. Agora, precisamos fazer o chamado para que essas pessoas aumentem a sua proteção com a dose de reforço."

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que 590.103 pernambucanos estão com a segunda dose da vacina contra o coronavírus em atraso. "Uma única dose não é o suficiente para garantir uma proteção robusta. Aqui em Pernambuco, por exemplo, 20% das pessoas internadas com a forma grave da covid-19 estavam vacinadas com apenas uma dose. Além disso, 17% dos pacientes que foram a óbito também se encontravam nas mesmas condições", informou.

Pernambuco já aplicou 13.375.948 doses de vacinas contra a covid-19 desde o início da campanha de imunização, no dia 18 de janeiro. Com relação às primeiras doses, foram 7.153.232 aplicações (cobertura de 92,99%). Do total, 5.605.997 pernambucanos (72,88%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 5.432.924 com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 com dose única. As doses de reforço aplicadas somam 616.719.

Tags

Autor