OPERAÇÃO

Operação da Polícia Civil combate fraude em licitação, prevaricação e outros crimes no Grande Recife

A operação Beira Rio II pretende cumprir oito mandados de busca a apreensão domiciliar

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 22/12/2021 às 7:44 | Atualizado em 22/12/2021 às 16:04
Notícia
X

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a operação Beira Rio II, com objetivo de identificar e desarticular integrantes de uma associação criminosa voltada à prática de fraude em licitação, falsificação de documento público, advocacia administrativa, prevaricação (crime funcional praticado por funcionário público contra a Administração Pública) e apropriação indébita.

Os policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Paulista, no Recife, em Paulista, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Cerca de 40 policiais civis, delegados, agentes e escrivães participam da execução dos mandados.

De acordo com a polícia, esta é a 87ª Operação de Repressão Qualificada do ano e está sendo presidida pelo Delegado Diego Pinheiro, Titular da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção (2ª DECCOR) e integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

 

Imagem / Reprodução
Operação Beira Rio II - Imagem / Reprodução
Imagem / Reprodução
Operação Beira Rio II - Imagem / Reprodução
Imagem / Reprodução
Operação Beira Rio II - Imagem / Reprodução
Imagem / Reprodução
Operação Beira Rio II - Imagem / Reprodução

As investigações começaram em agosto de 2019 e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e o Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE), com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) e do Ministério Público de Pernambuco (MP/PE).

Operação Colateral

Nesta quarta-feira (22), a Polícia Civil de Pernambuco também realiza a operação Colateral, com objetivo de identificar e desarticular um grupo criminoso relacionado ao tráfico de drogas.

Os oficiais pretendem cumprir três mandados de prisão, onze de busca e apreensão domiciliar e cinco medidas cautelares diversas da prisão, todos expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Petrolina. Oitenta policiais civis, entre eles, delegados, agentes e escrivães estão envolvidos na execução dos mandados.

As ações estão vinculadas à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência do Delegado Dark Blacker, Titular da 12ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (12ª DPRN), e da unidade integrante do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC).

As investigações acontecem desde de março de 2020 e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), com o apoio da Diretoria Integrada do Interior II (DINTER II), Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva de Ressocialização (GISO/SERES) e do 2º Batalhão Integrado Especializado (2ª BIESP/PMPE).

Tags

Autor