Calamidade

Recife renova decreto de calamidade pública em razão da influenza e da nova variante da covid-19

A renovação do decreto será publicada nesta terça-feira (28) e possibilita a desburocratização para a eventual contratação de profissionais de saúde em caso de necessidade devido ao crescimento dos indicadores relacionados a casos respiratórios no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 27/12/2021 às 19:29 | Atualizado em 28/12/2021 às 0:04
Notícia
X

Após se reunir com a equipe da Secretária de Saúde do Recife, nesta segunda-feira (27), o prefeito João Campos determinou a prorrogação, por mais três meses, do decreto de calamidade pública relacionado à pandemia. Diante do crescimento dos casos de síndrome gripal, provocados pelo vírus influenza e das incertezas em relação à nova variante da covid-19, a Prefeitura do Recife quer garantir o reforço das estruturas de atendimento na capital.

A renovação do decreto será publicada nesta terça-feira (28)  e possibilita a desburocratização para a eventual contratação de profissionais de saúde em caso de necessidade devido ao crescimento dos indicadores relacionados a casos respiratórios no Recife.

“Estou acompanhando de perto, os números e os dados da influenza aqui no Recife. Nos últimos dias, nós registramos um crescimento acelerado no número de casos. Este crescimento não repercute, no dia de hoje, em aumento dos casos graves e de óbitos, mas nossa rede segue trabalhando e alerta. Nós temos unidades provisórias covid na Atenção Básica, que fazem a primeira triagem; temos os SPAs da média complexidade; e a gente está publicando, de hoje para amanhã, um decreto que possibilitará um aumento de profissionais de saúde trabalhando nessas unidades para permitir, com maior celeridade e conforto para os recifenses, o acolhimento necessário”, afirmou João Campos. 

O prefeito reforçou a importância das pessoas com sintomas gripais utilizarem o Atende em Casa, para evitar a sobrecarga nos serviços de pronto atendimento. "Se você tem algum desconforto respiratório pode fazer o contato com o Atende em Casa e receber todas as orientações médicas. Ao longo da semana, a gente vai estar incrementando e trabalhando para oferecer mais serviços na ferramenta", declarou. 

"Todo mundo deve se vacinar tanto para a gripe quanto para a covid, as informações vocês conhecem, os centros estão à disposição para fazer essa vacinação e com responsabilidade a gente vai trabalhando e garantindo saúde para todos”, complementou o gestor. 

De acordo com a Prefeitura do Recife, no último dia 21, a vacinação contra a gripe foi intensificada em toda a rede.  Para além das 150 salas de vacina que já funcionavam na cidade, os profissionais da Sesau começaram a percorrer diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza, além disso, passaram a ofertar o imunizante também nos postos já montados em cinco shoppings da cidade e nos 22 centros e drive-thrus, que até então funcionavam apenas para vacinação contra covid-19. Nesse período, essa iniciativa proporcionou a aplicação de 25.535 doses de vacina contra a gripe.

Números da influenza no Recife

Em 9 dias, a capital pernambucana viu os casos de gripe aumentarem de forma acelerada. Nesta segunda-feira (27), menos de dez dias após a confirmação dos seus dois primeiros casos, Recife totaliza 818 casos de influenza A (H3N2). O dado é da Secretaria Municipal de Saúde. Do total de confirmações, três deles evoluíram para óbito. Todas as mortes foram confirmadas por critério laboratorial. Os pacientes que foram a óbito tinham 46, 68 e 69 anos. 

Tags

Autor