LUTO

Morre aos 81 anos Helena Caúla Reis, a mulher que foi pioneira no Judiciário de Pernambucano

Cearense morreu na manhã deste domingo (23) em decorrência de complicações causadas por um câncer no pulmão

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 23/01/2022 às 10:29 | Atualizado em 23/01/2022 às 12:19
Notícia
X

Em uma área historicamente dominada por homens, Helena Caúla Reis foi símbolo do avanço ao tornar-se "a primeira mulher" em muitos cargos do Judiciário pernambucano. A cearense e cidadã do Recife e de Pernambuco morreu em casa aos 81 anos na manhã deste domingo (23) em decorrência de complicações causadas por um câncer no pulmão, doença com a qual lidava há seis anos.

O velório e a cremação serão realizados no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, ainda na tarde deste domingo. Helena deixa dois filhos e seis netos, além do marido, o desembargador aposentado Aquino de Farias Reis.

Helena coleciona títulos, tendo sido a primeira Perita Criminal do Estado de Pernambuco, a primeira Diretora do Instituto de Criminalística, a primeira Procuradora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, a primeira Diretora Pro Tempore da Faculdade de Direito de Recife e a primeira Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.

Para a família, "era um exemplo de seriedade, de amor ao próximo, de compromisso com o que fazia, com o que era justo", segundo o filho, o procurador do Estado César Caúla. "Ela foi primeira em várias coisas com muito esforço em uma época menos favorável a isso", afirmou.

Por nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) diz ter recebido a notícia "com profundo pesar", e decretou luto oficial de três dias, com hasteamento das bandeiras a meio mastro em todas as unidades judiciárias do Estado.

“Mais do que uma desembargadora brilhante, Helena Caúla era uma profissional excepcional, séria e de extrema retidão. Construiu uma jornada de sucesso e pioneirismo, ocupando funções exercidas predominantemente por homens, se consolidando pela competência. Não por acaso foi a primeira mulher a se tornar desembargadora em Pernambuco, um marco histórico”, declarou o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira.

História

Helena chegou ao Recife aos 12 anos, em 1952, quando o padrasto, que era integrante da marinha mercante brasileira, foi transferido e trouxe a família. Aos 18 anos, ingressou no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) como datilógrafa, e no mesmo ano foi aprovada em concurso público para o cargo de oficial judiciário.

Em 1960, foi aprovada em 1º lugar em Odontologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mais tarde, também se formou em Direito. Foi na universidade onde Helana foi professora durante 35 anos nas áreas de Direito, Odontologia, Medicina e Farmácia.

Tags

Autor