VIOLÊNCIA

PM que comandou ação violenta em protesto contra Bolsonaro é promovido pelo governo de Pernambuco

Oficial é um dos investigados pela violência praticada no ato e que deixou dois homens que não participavam parcialmente cegos

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 20/02/2022 às 19:16 | Atualizado em 21/02/2022 às 10:55
Notícia
X

O capitão da Polícia Militar de Pernambuco Elton Máximo de Macedo, do Batalhão de Choque, um dos investigados pela violenta reação a um protesto pacífico contra o presidente Jair Bolsonaro, no dia 29 de maio de 2021, no Centro do Recife, foi promovido pelo governo do Estado de Pernambuco.

A ação violenta da PM deixou dois homens que não participavam da manifestação parcialmente cegos após serem atingidos nos olhos por balas de borracha. O arrumador de contêineres Jonas Correia de França e o adesivador de carros Daniel Campelo perderam a visão de um dos olhos. Os dois apenas passavam pelo local durante os atos, sendo surpreendidos pela violência militar.

GENIVAL FERNANDES/HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO
O adesivador Daniel Campelo da Silva (direita) , e o arrumador Jonas Correia de França (esquerda) vão receber durante três meses o valor de dois salários mínimos (R$ 2200), enquanto se discute uma pensão vitalícia - GENIVAL FERNANDES/HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO
HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO
INQUÉRITO Daniel Campelo também ficou cego. Caso segue em apuração - HUGO MUNIZ/DIVULGAÇÃO

Vereadora presta queixa após polícia disparar spray de pimenta contra ela em protesto contra Bolsonaro no Recife

Paulo Câmara afasta oficial que comandou ação da PM durante protesto contra Bolsonaro no Recife

Ato com aglomeração contra Bolsonaro no Recife é dispersado pela polícia com balas de borracha e gás de pimenta

Documento revela quem teria dado ordem para dispersar protesto contra Bolsonaro no Recife; confira os detalhes

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
A repressão policial com uso de balas de borracha deixou duas pessoas cegas em um dos olhos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

As balas de borracha foram atiradas pelos PMs lançados pelo comando da Corporação e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para acompanhar e, em determinado momento, dispersar a manifestação.

O PM Elton Máximo de Macedo foi promovido a major. A promoção, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco deste sábado (19/2), tem caráter retroativo ao dia 31 de dezembro de 2021.

A ascensão do militar, como explicado no DO, teve como critério a antiguidade e a disponibilidade da vaga de oficial existente nos quadros da Corporação. O ato que oficializa a mudança de patente foi assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB).

O agora major está na PM desde 2004 e foi um dos oficiais afastados das ruas pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) devido ao envolvimento na repressão truculenta ao protesto. Ao todo, foram afastados 16 policiais, sendo três oficiais e 13 praças.

REPRODUÇÃO
Reprodução do DO com a promoção do PM investigado pela violência contra manifestantes - REPRODUÇÃO

SILÊNCIO DO ESTADO E QUEDA DO COMANDO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Apesar da promoção do PM, o governo de Pernambuco tem silenciado sobre as investigações do episódio. Já se passaram nove meses e até agora o Estado não divulgou oficialmente de quem partiu a ordem para dispersar os manifestantes no ato pacífico que era realizado contra o governo de Jair Bolsonaro.

Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, é exonerado seis dias após ato desastroso da Polícia Militar no Recife

Ordem era impedir manifestantes de saírem em caminhada pelo Recife, revelam depoimentos

Mas um documento de comunicação interna da PM, publicado em um site oficial do governo do Estado, revelou que a ordem para dispersar manifestantes foi dada pelo Comando Geral da Polícia Militar.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Protesto no dia 29 de maio. no Centro do Recife, foi reprimido pela polícia - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A violência descabida empregada para dispersar o protesto, sem que antes tenha havido qualquer tipo de reação dos manifestantes, provocou um estrago no comando da segurança pública estadual: fez o então comandante da Polícia Militar, o coronel Vanildo Maranhão, pedir exoneração do cargo, e derrubou o então secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua.

Além da violência contra os dois trabalhadores que apenas passavam pelo local da manifestação, os PMs agrediram com spray de pimenta a vereadora do PT Liana Cirne, atingida no rosto quando questionava a truculência dos militares. Também houve outros registros de violência contra pessoas que participavam do ato.

POSIÇÃO DO ESTADO

A SDS encaminhou nota argumentando que a promoção se deu por antiguidade e, não, por merecimento ou bravura. Além disso, afirmou que não há impeditivo legal para a promoção já que as investigações sobre excessos no ato ainda estão em andamento.

Confira a nota na íntegra:

“Esclarecemos que o oficial em questão foi promovido em razão da antiguidade, conforme a Lei Complementar nº 470/2021, e não por mérito ou bravura. Como os processos em curso, seja na esfera administrativa ou criminal, não foram concluídos ou transitados em julgado, não houve impeditivo legal para o servidor ascender pelo critério de tempo de serviço em sua patente militar”.

 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Caso recente de desrespeito aos direitos humanos, no Recife, ocorreu quando a PM atirou com balas de borracha em manifestantes que participaram de um protesto contra o governo Bolsonaro e em defesa da vacinação em massa contra a covid-19 - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Tags

Autor