crime

Laudo aponta que idoso sequestrado em Pernambuco morreu após ser atingido por tiro, e não de susto

Inicialmente, a suspeita da Guarda Civil de Taquaritinga do Norte era de que ele teria sofrido um mal súbito

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 23/03/2022 às 12:42
Notícia
X

A declaração de óbito do comerciante Adalberto Tavares Bernardino, 75 anos, que morreu após ser sequestrado em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, na segunda-feira (21), revelou que a causa da morte dele foi um ferimento provocado por um projétil de arma de fogo.

Inicialmente, a informação repassada pela Guarda Civil do município era de que o falecimento teria sido em decorrência de um mal súbito, por causa do susto da investida criminosa, uma vez que ele tinha problemas cardíacos.

O corpo do idoso passou por perícia tanatoscópica no Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste.

De acordo com a declaração de óbito assinada pelo médico Jorgenildo Gonçalves de Farias, a causa da morte foi um "ferimento penetrante de tórax com lesões pulmonares e hemorragia interna por ação perfurocontundente (projétil de arma de fogo)".

O sequestro

Adalberto teria ido a um sítio na zona rural de Taquaritinga com um amigo quando ambos foram feitos reféns por três homens. "Três indivíduos tomaram o veículo da vítima, que estava acompanhada de um senhor, e fizeram eles reféns por mais de quatro horas. Saíram rondando, chegaram a ir para Paraíba, voltaram para Pernambuco. Na volta para Pernambuco, abordaram outro veículo, uma van, e fizeram também de refém o motorista", explicou o delegado Flaubert Queiroz.

Os sequestradores só pararam após serem abordados por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com a guarda, houve uma troca de tiros entre o efetivo e os sequestradores. "Quando chegamos na estrada do Maracajá, estávamos na frente por conhecermos a área, nos deparamos com uma Hilux, que assim que visualizou que era uma viatura que estava indo em sua direção, quando emparelhou, já efetuou disparos, atingindo o para-brisa e a lateral da viatura, e por pouco não atingiu nosso efetivo", disse o comandante da guarda, Wellington Silva.

O tiroteio terminou com três pessoas mortas - dois criminosos e um refém. Os suspeitos foram identificados como Carlos André da Silva e José Uanderson da Silva. O terceiro sequestrador conseguiu fugir pela vegetação, e seguia sendo procurado pelo Bepi (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior).

Na ação, foram apreendidas duas armas, uma de calibre 28 e a outra de calibre 12. A polícia acredita que o homem que fugiu estaria com um revólver ou uma pistola. Apesar disto, ainda não se sabe de onde partiu o tiro que atingiu o refém. O caso segue sob investigação.

Tags

Autor