CRIMES

Onda de sequestros-relâmpagos desafia a polícia em Pernambuco

Um suspeito detido pela polícia, na última segunda-feira, seria líder de grupo suspeito de cerca de 30 abordagens

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 22/03/2022 às 20:39 | Atualizado em 22/03/2022 às 20:42
Notícia
X

Os sequestros-relâmpagos, modalidade criminosa em que as vítimas são abordadas e, muitas vezes, levadas nos próprios carros para sacarem quantias em dinheiro ou realizarem transferências bancárias, voltaram a desafiar a polícia. Nas últimas semanas, vários casos foram registrados, principalmente no Grande Recife. Nessa segunda-feira (21), uma nutricionista de 32 anos foi abordada bem em frente à escola onde o filho estuda em Setúbal, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. No mesmo dia, em Taquaritinga do Norte, no Agreste, um idoso de 75 anos e um amigo foram surpreendidos em uma fazenda. Após quatro horas sob a mira de revólveres, ele passou mal e morreu.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil concentra a maioria das investigações de sequestros em Pernambuco. Nesta terça-feira (22), será detalhada a prisão de dois homens suspeitos de envolvimento na ação criminosa contra a nutricionista. As provas colhidas apontam que um deles seria líder de um grupo responsável por cerca de 30 sequestros-relâmpagos no Estado. Já o outro é investigado como responsável pela clonagem e venda dos veículos das vítimas, que eram obrigadas a fazer PIX e passar os cartões em maquinetas.

De acordo com a Polícia Militar, a nutricionista foi abordada por três homens, que a fizeram refém e seguiram em direção ao município de São Lourenço da Mata. Durante o percurso, os criminosos obrigaram a vítima a fornecer as senhas dos cartões de crédito. Em seguida, ela foi abandonada em uma fábrica localizada na BR-408, nas proximidades da Arena de Pernambuco. O veículo dela foi levado.

O efetivo do 6º Batalhão da PM conseguiu localizar o carro da vítima, por meio de dados do GPS, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Na abordagem, os policiais identificaram o homem de 22 anos, que foi preso e levado para a sede do GOE, no Cordeiro. "Como eram três suspeitos, dois seguiram com um veículo e deixaram ela próximo à Arena. O outro ficou com o veículo que estava sendo rastreado e a gente efetuou a abordagem", explicou o tenente-coronel Fábio Rufino, em entrevista à TV Jornal.

Com a continuação das diligências, o outro suspeito foi localizado na cidade de Igarassu. A maquineta usada para passar os cartões das vítimas foi apreendida. Ambos foram autuados em flagrante por extorsão/restrição de liberdade da vítima (sequestro-relâmpago).

MÉDICA É VÍTIMA

No último dia 11 de março, uma médica sofreu abordagem semelhante no estacionamento do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife, após encerrar o plantão. A vítima foi levada por dois homens, que a obrigaram a repassar senhas de cartões. Ela foi liberada, horas depois, também próximo à Arena Pernambuco.

A coluna Ronda JC pediu entrevista à Polícia Civil sobre orientações para tentar evitar sequestros, mas a assessoria não autorizou.

 

Tags

Autor