LITORAL SUL

Porto de Galinhas: para barrar criminalidade, governo de Pernambuco vai instalar uma central de comando em Ipojuca

Anúncio foi feito neste sábado (2) pelo governador Paulo Câmara. Será aproveitada a estrutura da Central de Monitoramento montada pela Prefeitura de Ipojuca, onde fica Porto de Galinhas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/04/2022 às 13:53 | Atualizado em 02/04/2022 às 17:59
Notícia
X

Para reforçar a segurança na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, o Governo de Pernambuco aproveitará a estrutura da Central de Monitoramento montada pela prefeitura, formada por 129 câmeras.

A Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) vai instalar, provisoriamente no mesmo local, um centro de comando e controle avançado, com representantes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

A ideia é juntar esforços para conter o avanço da criminalidade, sobretudo o tráfico de drogas, na praia que é um dos principais destinos turísticos de Pernambuco e do Brasil. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara na manhã deste sábado (2).

Na última quarta-feira (30), a menina Heloysa Gabrielly, 6 anos, foi baleada e morreu após ação policial contra traficantes na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas. 

Ipojuca e o Cabo de Santo Agostinho, também na Região Metropolitana do Recife, são cidades que têm sido motivo de preocupação aos gestores da segurança pública do Estado.

Depois de dois dias tensos, na quinta e na sexta-feira, aos poucos a normalidade foi voltando à praia de Porto de Galinhas neste sábado, com reabertura do comércio e volta dos passeios

Day Santos/JC Imagem
Estabelecimentos no centro de Porto de Galinhas - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Comércio reabre em Porto de Galinhas após dois dias fechados - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Comércio reabre em Porto de Galinhas após dois dias fechados - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Centro de Porto de Galinhas - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Comércio reabre em Porto de Galinhas - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Barracas na praia de Porto de Galinhas - Day Santos/JC Imagem
Day Santos/JC Imagem
Movimento no centro de Porto de Galinhas - Day Santos/JC Imagem

MONITORAMENTO

Paulo Câmara reuniu o comando da segurança pública de Pernambuco na manhã deste sábado justamente para acompanhar a Operação Porto Seguro e o andamento das investigações sobre a morte de Heloysa. Foi quando divulgou a instalação do centro de comando. Desde a última quinta-feira, 250 policiais foram enviados para Porto de Galinhas e região a fim de restabelecer a tranquilidade na região.

"Em parceria com a Prefeitura de Ipojuca, vamos garantir mais esse reforço. O efetivo permanece na cidade e agora com a ajuda das câmeras de monitoramento, que nos possibilitará dar uma resposta ainda mais rápida", afirmou o governador.

Segundo o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, nas últimas 24 horas não houve registro de nenhuma ocorrência no município. "Seguiremos monitorando, agora também com essa nova ferramenta”, assegurou.

Além de Humberto, participaram da reunião com o governador o comandante da Polícia Militar, Roberto Santana; o comandante do Corpo de Bombeiros, Rogério Coutinho; e o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão.

Ao repórter Raphael Guerra, da coluna Ronda JC, o promotor criminal de Ipojuca, Rodrigo Altobello, disse que um dos grupos que comanda o tráfico de drogas em Porto de Galinhas, conhecido como Trem Bala, possui ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção criminosa do Brasil.

COBRANÇA

Um protesto pela morte de Heloysa, na quinta-feira passada (31), levou a atos de vandalismo. Barricadas foram colocas nas entradas e saídas de Ipojuca, proibindo a circulação de moradores e turistas. O comércio foi fechado e as pessoas ficaram sitiadas.

Na última sexta-feira (1º), a prefeita de Ipojuca, Célia Sales reclamou da demora do governo estadual em enviar reforço policial para Porto de Galinhas. De acordo com a prefeitura, foram seis horas de espera até chegar mais policiais.

A assessoria da prefeita disse que somente por volta das 21h da quinta-feira o governo estadual mandou ao município mais de 40 viaturas e três helicópteros.

Tags

Autor