Ataque cibernético

Ataque hacker em Pernambuco deixa site da Justiça Federal fora do ar

Os atendimentos virtuais e presenciais estão suspensos por tempo indeterminado, incluindo acesso ao portal e telefonia

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 06/04/2022 às 13:32 | Atualizado em 06/04/2022 às 13:34
Notícia
X

Um ataque hacker, nesta quarta-feira (6), deixou o site da Justiça Federal em Pernambuco fora do ar e, segundo a comunicação do órgão, ainda não há previsão de retorno das atividades.

"A Justiça Federal em Pernambuco informa que devido a um ataque cibernético sofrido esta madrugada, os sistemas da Seção Judiciária se encontram fora do ar, com exceção apenas do PJe 2.X.", diz nota da assessoria.

De acordo com a Justiça Federal, equipes de Tecnologia da Informação (TI) já foram acionadas e, com exceção dos processos no PJe 2.X, todos os prazos processuais, assim como os atendimentos virtuais e presenciais estão suspensos por tempo indeterminado, incluindo acesso ao portal e telefonia.

No sistema PJe 2.x estão ações judiciais originadas em Turmas Recursais, que julgam os recursos das sentenças proferidas nos Juizados Especiais Federais, e nas ações em que figurem como demandados, perante os JEFs, partes distintas da União Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

TRF-3

Na última semana, um ataque cibernético deixou o site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região fora do ar. Quem tentou acessar o site do Tribunal se deparou com uma mensagem informando sobre o ataque cibernético e, ao mesmo tempo, tranquilizando as pessoas de que não houve comprometimento dos dados de nenhum processo que tramita dentro do Tribunal.

na ocasião, funcionários foram autorizados a trabalhar em home office e houve a suspensão e a prorrogação dos prazos dos processos físicos e virtuais dentro do tribunal.

Para se ter uma ideia sobre a demanda do Tribunal, o TRF3 é o órgão de 2º grau da justiça federal em que tramitam processos jurídicos de origem nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e é responsável por mais de 40% das ações ajuizadas na justiça federal no país.

Tags

Autor