RELIGIÃO

Carnaval fora de época: arcebispo dom Fernando Saburido repudia realização festas na Semana Santa em Pernambuco

Com a impossibilidade de realização de festas privadas no período de momo, produtoras adiaram eventos para o final de semana da Páscoa

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 07/04/2022 às 11:33 | Atualizado em 07/04/2022 às 13:19
Notícia
X

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, veio a público nesta quinta-feira (7) manifestar-se contra a realização de festas privadas na Semana Santa em Pernambuco. Com a impossibilidade de realização de festas privadas no Carnaval de 2022, produtoras adiaram os eventos para o final de semana da Páscoa, na próxima semana.

O religioso ainda comentou que a crítica não se trata só das festas que façam referência ao Carnaval, mas a outras que são comumente realizadas na Semana Santa.

"Infelizmente, não apenas desta vez, mas em anos anteriores, festas como esta têm acontecido. Naturalmente, como cristãos, por um lado, repudiamos esses eventos da iniciativa privada neste período santo e apelamos para que pessoas de fé não prestigiem esses festejos", disse.

Entretanto, disse respeitar "a liberdade dos que pensam diferente e não têm escrúpulo em ferir os sentimentos das pessoas de fé".

O pronunciamento acontece após o vídeo do pároco de Macaparana, na Zona da Mata de Pernambuco, Christiano de Souza, fazer um desabafo sobre o assunto na missa do último domingo (3), afirmando que "trata-se de um desrespeito ao período marcado pela morte e ressurreição de Jesus." Em certo momento, ele chamou de "falta de compromisso" do governador Paulo Câmara (PSB) com a igreja.

Diante disso, Saburido contou ter entrado em contato com Câmara, que negou promover tais eventos. "Quero assegurar que a informação não procede e que o Governo de Pernambuco não vai patrocinar qualquer manifestação carnavalesca neste período”.

Por fim, o arcebispo desejou "a todos e todas uma proveitosa Semana Santa e abençoada Páscoa."

Carnaval fora de época

Carvalheira na Ladeira, realizada na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata; Parador, no espaço de mesmo nome no Bairro do Recife; e Fervo, no Terminal Marítimo de Passageiros, são algumas das festas de Carnaval privadas que vão acontecer na Semana Santa.

Mesmo assim, o Governo de Pernambuco disse em coletiva de imprensa no final de março que não planeja liberar eventos de rua sem controle de público no período, ainda que esteja em um ritmo crescente de flexibilizações.

Tags

Autor