Prefeitura do Recife considera realizar o "Viva a Guararapes", no Centro, todos os domingos?
Avenida Guararapes foi ocupada por uma série de atrativos culturais, esportivos e gastronômicos nesse domingo. Plano inicial é que isso aconteça uma vez por mês
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O primeiro dia do “Viva a Guararapes”, realizado no último domingo, 10 de abril, fez com que a população se perguntasse se há a possibilidade que seja um evento semanal - visto que o planejamento inicial da Prefeitura do Recife é que a estrutura na Avenida Guararapes seja montada uma vez por mês. Ao JC, a secretária do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, não descartou a possibilidade, mas salientou que, por ora, o plano inicial permanece.
“Diante do sucesso do evento, a Prefeitura do Recife pretende consolidar no calendário, realizando-o uma vez por mês. Futuramente, expandir, mas com bastante cautela para que a gente possa tornar a Guararapes um atrativo para o nosso Centro histórico, garantindo acessibilidade, segurança, atrações esportivas, culturais e de lazer”, afirmou Vilaça, à frente da secretaria que encabeça o evento.
O evento de maio já está confirmado; mas ainda não se sabe a data. Pelo mês contar com dois feriados aos domingos, nos dias 1º e 8, deve ser realizado em algum dos três últimos: 15, 22 ou 29.
Em breve, será feita uma reunião com as diferentes secretarias que o compuseram, com o intuito de avaliar a primeira edição e fazer os ajustes necessários. Ainda segundo Ana Paula, cada edição contará com atrativos diferentes, mas com os mesmos dez polos atrativos.
O projeto nasceu do Recentro - o programa municipal que pretende reurbanizar os bairros do Recife, de São José e de Santo Antônio. “Nosso objetivo foi fazer com que as pessoas voltassem a frequentar nosso Centro e que depois o próprio privado se interessasse em abrir bares e restaurantes e fizesse uma ativação cultural. A gente fomenta no início, depois, naturalmente, outras atividades vão acontecer.
A escolha da Guararapes foi feita pela gestão via ser uma das mais importantes da região, assim como a Dantas Barreto, que recentemente foi centro de discussões promovidas pelo Recentrocom diferentes atores. Mas pelo projeto ainda estar em fase de elaboração, não se sabe qual tipo de ação será feita na via.
Milhares de pessoas estiveram presentes nesse domingo, 10 de abril, no “Viva Guararapes”. O espaço contou com uma série de atrativos culturais, esportivos e gastronômicos ao longo de cerca de 200 metros de extensão da via, que ficou fechada para veículos durante sua realização.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.