Feriado

Sexta-feira Santa é marcada por grande movimentação nas praias do Recife e na Ciclofaixa de Turismo e Lazer

Data é uma das mais importantes do calendário católico, que relembra a paixão e morte de Jesus Cristo no Calvário

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira, Renata Monteiro

Publicado em 15/04/2022 às 14:46 | Atualizado em 15/04/2022 às 14:47
Notícia
X

A Sexta-feira Santa, uma das datas mais importantes do ano litúrgico para os católicos, começou com grande movimentação no Recife. Na Ciclofaixa de Turismo e Lazer e na Praia e Boa Viagem, várias pessoas aproveitaram o feriado para curtir o dia ao ar livre e praticar exercícios físicos .

Na área central do Recife, muitas pessoas podiam ser vistas aproveitando a ciclofaixa, seja na altura da Rua da Aurora ou no Bairro do Recife. No Marco Zero, apesar de não haver uma movimentação típica de um domingo, muitas pessoas deixaram as camas bem cedo para circular pela área histórica no dia em que se rememora a paixão e morte de Jesus.

Alexandre Aroeira/JC Imagem
Semana Santa de Lazer no Recife - Alexandre Aroeira/JC Imagem

Em Boa Viagem, na praia, o cenário não foi diferente. Muitas pessoas curtiram o dia ensolarado tomando banho de sol ou de mar, praticando esportes e aproveitando uma cerveja gelada.

Naturalmente, piscinas de plástico infantis também fizeram sucesso durante a manhã.

Alexandre Aroeira/JC Imagem
Semana Santa de Lazer no Recife - Alexandre Aroeira/JC Imagem

Programação

Ao longo desta semana, a Prefeitura do Recife divulgou a programação do que abre e fecha na cidade durante o feriado da Semana Santa. Um dos programas que estará disponível é o Cais da Jaqueira, que contará com iluminação cênica por meio do qual o público poderá conferir projeções com inspiração religiosa em alusão à Semana Santa, além de imagens lúdicas.

A programação está prevista para ocorrer no feriado inteiro, das 19h às 22h, e contam com 16 minutos de apresentação.

Museus

Outra opção é o museu Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, no bairro do Recife, que também estará aberto nos quatro dias, com expedientes de visitação das 10h às 17h na quinta e na sexta-feira e, das 11h às 18h, no sábado e no domingo.

O espaço, mantido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, conta a história do ritmo na cidade, com exposição de fotos, vivências de dança, eventos e farta documentação para consulta.

Clélio Tomaz
Paço do Frevo, no centro do Recife, guarda a história desse importante ritmo do carnaval pernambucano e estará aberto no período de Páscoa - Clélio Tomaz

Outra opção de passeio Pontas”, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que narram a história do Forte e sua relação com a cidade. Não haverá expediente de sexta a domingo.

Durante todo o feriado, o Sítio Trindade estará aberto, das 5h às 20h, oferecendo brisa fresca e lazer a céu aberto na área verde, que é também sinônimo de resistência histórica, política e cultural.

Esportes e lazer

Aos adeptos a práticas esportivas e de lazer, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer será uma alternativa que estará disponível na Sexta-Feira da Paixão e no Domingo de Páscoa.

O Lazer na Rua, espaço livre dedicado para brincadeiras e atividades esportivas no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará disponível neste dois dias.

As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante a Semana Santa. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

Igreja Madre de Deus

No domingo, a Igreja Madre de Deus terá o retorno do projeto Música na Igreja, com o grupo Allegretto, realizando uma apresentação gratuita.

O concerto iniciará às 17h, com entrada gratuita. O projeto oferece o melhor da música clássica no cenário exclusivo da Madre de Deus, uma construção do século XVII.

Foto: Daniel Tavares/Prefeitura do Recife
Promovido pela Prefeitura do Recife, o projeto Música na Igreja é uma opção de atividade gratuita para a população - Foto: Daniel Tavares/Prefeitura do Recife

Natureza

Além disso, o Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife terão programação de quinta a domingo.

O Jardim Botânico funciona das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo Jaqueira inicia sua programação de 9h até às 16h.

ANDRÉA RÊGO BARROS/PREFEITURA DO RECIFE/DIVULGAÇÃO
Jardim Botânico do Recife. - ANDRÉA RÊGO BARROS/PREFEITURA DO RECIFE/DIVULGAÇÃO

Outra opção para quem passar o feriado na cidade é o Olha! Recife, projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer.

São roteiros que são oferecidos a pé, de bicicleta, de barco e de ônibus. Os interessados podem conferir os roteiros disponíveis e garantir suas vagas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (15).

Feiras e mercados

As feiras e mercados públicos do Recife estarão abertos de 6h às 18h nesta quinta-feira e no Sábado de Aleluia.

Já na Sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa, o funcionamento será reduzido - de 6h às 13h.

Compaz e bibliotecas

Devido ao feriado da Páscoa, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão de quinta-feira à segunda, dia de manutenção, voltando ao atendimento ao público na terça-feira.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
A ação do Procon acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, no Compaz Eduardo Campos - Foto: Diego Nigro/JC Imagem

O mesmo acontece para as bibliotecas dentro dos equipamentos. Já as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados ficarão fechadas de quinta-feira a domingo, voltando às atividades na segunda.

Shoppings

RioMar Recife

Nos feriados de 15 e 21 de abril, o RioMar funcionará das 12h às 21h. Os restaurantes do Espaço Gourmet , no Piso Térreo e L1, deverão iniciar suas atividades às 12h, ficando a critério de cada operação o horário de encerramento.

Quem optar por fazer compras sem sair de casa, pode visitar o RioMar Online. A entrega chega até 30 km e o frete é grátis na primeira compra ou em compras acima de R$ 250.

Paulista North Way Shopping

As lojas e a Praça de Alimentação do Paulista North Way Shopping vão funcionar das 12h às 21h no feriado de 15 de abril, Sexta Feira Santa. As operações de Park e Games e os cinemas irão abrir conforme programação própria.

Plaza Shopping

O Plaza Shopping funciona com horário diferenciado na sexta-feira de Páscoa, dia 15 de abril. Todas as lojas abrem das 12h às 21h.

O Plaza Online também estará funcionando normalmente. O cinema UCI Kinoplex vai operar conforme o seu horário de programação.

No dia 16 de abril, o shopping opera no horário normal, das 10h às 22h. Já no domingo, abre das 12h às 21h. Mais informações no www.plazacasaforte.com.br ou @plazacasaforte.

Shopping Guararapes

Todas as operações do Shopping Guararapes funcionarão em horário especial, das 12h às 21h.

- Shopping Recife - Funcionará das 12h às 21h.
- Shopping Boa Vista - Funcionará das 11h às 19h.
- Shopping Tacaruna - Funcionará das 12h às 21h.
- Shopping Patteo Olinda - Funcionará das 12h às 21h.
- Shopping Costa Dourada - funcionará das 10h às 20h.
- Shopping Igarassu - Funcionará das 12h às 20h.
- Recife Outlet - Funcionará das 12h às 21h.

Tags

Autor