PÁSCOA

Semana Santa: Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife está funcionando nesta Sexta-Feira Santa? Confira

Iniciativa surgiu da necessidade de fazer com que as pessoas aproveitem e ocupem os espaços públicos da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/04/2022 às 9:00 | Atualizado em 15/04/2022 às 9:32
Notícia
X

Sempre funcionando nos domingos e feriados, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife será montada pelas principais vias da capital nesta Sexta-Feira da Paixão (15) e no Domingo de Páscoa (17), das 7h às 16h.

Antes da pandemia, cada edição da Ciclofaixa de Turismo e Lazer reunia cerca de 15 mil pessoas, de acordo com a Prefeitura da Cidade. Aos domingos e feriados nacionais, a gestão municipal, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano, reserva um espaço em várias vias da cidade para tráfego exclusivo de bicicletas, skates e patins.

Surgindo da necessidade de fazer com que as pessoas aproveitem e ocupem os espaços públicos, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer passa por diversos atrativos turísticos da cidade, desembocando no Marco Zero, na Praça Rio Branco, no Bairro do Recife.

Opções de lazer para a Páscoa

Há uma série de opções de lazer disponíveis durante o feriadão da Páscoa. 

Cais

Uma novidade que pode agradar é o Cais da Jaqueira, que contará com iluminação cênica por meio da qual o público poderá conferir projeções com inspiração religiosa em alusão à Semana Santa, além de imagens lúdicas.

As projeções serão realizadas durante todo o feriado, das 19h às 22h, e contam com 16 minutos de apresentação cada.

Museus

Outra opção é o museu Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, no bairro do Recife, que também estará aberto nos quatro dias, com expedientes de visitação das 10h às 17h na quinta e na sexta-feira e, das 11h às 18h, no sábado e no domingo.

O espaço, mantido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, conta a história do ritmo na cidade, com exposição de fotos, vivências de dança, eventos e farta documentação para consulta.

Outra opção de passeio cultural é o Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, que abre nesta quinta, das 10h às 16h, com a exposição “Cinco Pontas”, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que narram a história do Forte e sua relação com a cidade. Não haverá expediente de sexta a domingo.

Durante todo o feriado, o Sítio Trindade estará aberto, das 5h às 20h, oferecendo brisa fresca e lazer a céu aberto na área verde, que é também sinônimo de resistência histórica, política e cultural.

Esportes e lazer

Daniel Tavares/PCR
Ciclofaixa no Centro do Recife. - Daniel Tavares/PCR

Aos adeptos a práticas esportivas e de lazer, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer será uma alternativa que estará disponível na Sexta-Feira da Paixão e no Domingo de Páscoa.

O Lazer na Rua, espaço livre dedicado para brincadeiras e atividades esportivas no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará disponível neste dois dias.

As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante a Semana Santa. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

Igreja Madre de Deus

No domingo, a Igreja Madre de Deus terá o retorno do projeto Música na Igreja, com o grupo Allegretto, realizando uma apresentação gratuita.

O concerto iniciará às 17h, com entrada gratuita. O projeto oferece o melhor da música clássica no cenário exclusivo da Madre de Deus, uma construção do século XVII.

Natureza

Andrea Rego Barros / PCR
Jardim Botânico do Recife - Andrea Rego Barros / PCR

Além disso, o Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife terão programação de quinta a domingo. 

O Jardim Botânico funciona das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo Jaqueira inicia sua programação de 9h até às 16h.

Outra opção para quem passar o feriado na cidade é o Olha! Recife, projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer.

São roteiros que são oferecidos a pé, de bicicleta, de barco e de ônibus. Os interessados podem conferir os roteiros disponíveis e garantir suas vagas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (15).

Feiras e mercados

Sérgio Bernardo/JC Imagem
Mercado da Boa Vista, no Centro do Recife, é um dos mercados mais importantes da cidade - Sérgio Bernardo/JC Imagem

As feiras e mercados públicos do Recife estarão abertos de 6h às 18h nesta quinta-feira e no Sábado de Aleluia.

Já na Sexta-feira da Paixão e no Domingo de Páscoa, o funcionamento será reduzido - de 6h às 13h.

Compaz e bibliotecas

Devido ao feriado da Páscoa, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão de quinta-feira à segunda, dia de manutenção, voltando ao atendimento ao público na terça-feira.

O mesmo acontece para as bibliotecas dentro dos equipamentos. Já as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados ficarão fechadas de quinta-feira a domingo, voltando às atividades na segunda.

Shoppings

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
RioMar Shopping - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

RioMar Recife

Nos feriados de 15 e 21 de abril, o RioMar funcionará das 12h às 21h. Os restaurantes do Espaço Gourmet , no Piso Térreo e L1, deverão iniciar suas atividades às 12h, ficando a critério de cada operação o horário de encerramento.

Quem optar por fazer compras sem sair de casa, pode visitar o RioMar Online. A entrega chega até 30 km e o frete é grátis na primeira compra ou em compras acima de R$ 250.

Paulista North Way Shopping

As lojas e a Praça de Alimentação do Paulista North Way Shopping vão funcionar das 12h às 21h no feriado de 15 de abril, Sexta Feira Santa. As operações de Park e Games e os cinemas irão abrir conforme programação própria. 

Plaza Shopping

O Plaza Shopping funciona com horário diferenciado na sexta-feira de Páscoa, dia 15 de abril. Todas as lojas abrem das 12h às 21h.

O Plaza Online também estará funcionando normalmente. O cinema UCI Kinoplex vai operar conforme o seu horário de programação.

No dia 16 de abril, o shopping opera no horário normal, das 10h às 22h. Já no domingo, abre das 12h às 21h. Mais informações no www.plazacasaforte.com.br ou @plazacasaforte.

Shopping Guararapes

Todas as operações do Shopping Guararapes funcionarão em horário especial, das 12h às 21h.

  • Shopping Recife - Funcionará das 12h às 21h.
  • Shopping Boa Vista - Funcionará das 11h às 19h.
  • Shopping Tacaruna - Funcionará das 12h às 21h.
  • Shopping Patteo Olinda - Funcionará das 12h às 21h.
  • Shopping Costa Dourada - funcionará das 10h às 20h.
  • Shopping Igarassu - Funcionará das 12h às 20h.
  • Recife Outlet - Funcionará das 12h às 21h.

Tags

Autor