FACÇÃO CRIMINOSA

Saiba onde o líder do PCC estava escondido antes de ser preso em Pernambuco

Valdeci Alves dos Santos, o Colorido, foi preso por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro durante ação de inteligência da polícia

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 17/04/2022 às 15:50 | Atualizado em 17/04/2022 às 15:55
Notícia
X

Preso em Salgueiro, município de Pernambuco, neste sábado (16), o líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) Colorido passou anos fora do país depois que se tornou foragido, em 2014. O PCC é a maior facção criminosa do Brasil.

De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Valdeci Alves dos Santos, 50, viveu refugiado na Bolívia, negociando cocaína em nome da facção, para envio ao Brasil. Ele o era responsável pela logística do tráfico feito em nome do grupo. As informações foram divulgadas pelo Uol. 

Colorido estava foragido desde agosto de 2014, quando recebeu o benefício de uma saída temporária do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Valparaíso (SP) no Dia dos Pais. Desde então, vinha sendo procurado pela Polícia Federal. O serviço de inteligência da PF alertou que Valdeci estaria no Brasil desde fevereiro.

Em setembro de 2020, Colorido e Odair Lopes Mazzi Júnior, 39, conhecido como Vini ou Argentina, foram denunciados pelo MP na Operação Shark por associação a organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

Quem é Colorido?

REPRODUÇÃO DA INTERNET
Valdeci Alves dos Santos, conhecido como Colorido, foi preso em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco - REPRODUÇÃO DA INTERNET

Valdeci Alves dos Santos, o Colorido, nasceu na cidade de Espinosa (MG), em 4 de fevereiro de 1972. Ele figurava na lista dos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sendo considerado o responsável pelo fornecimento de drogas para os estados da região Sudeste do país.

Colorido atuava ao lado de Marcos Roberto de Almeida, 51 anos, conhecido como Tuta, no comando da facção. Neste sábado (16), a sua prisão ocorreu por crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Como foi a captura de Colorido

Valdeci Alves dos Santos foi preso por conta de uma ação de inteligência operada pela Força-Tarefa de Mossoró/RN, GISE/Cascavel, Delegacia de Ponta Porã e Delepat/SRRN. Após a captura, o preso foi encaminhado à unidade da Polícia Federal para os procedimentos de praxe.

PRF/DIVULGAÇÃO
PCC Colorido foi preso por conta de uma ação de inteligência operada pela Força-Tarefa de Mossoró/RN, GISE/Cascavel, Delegacia de Ponta Porã e Delepat/SRRN - PRF/DIVULGAÇÃO

"O flagrante foi realizado durante a abordagem a uma caminhonete de luxo no Km 23 da rodovia. O passageiro do veículo apresentou um documento com indícios de falsificação, o que chamou a atenção dos policiais", disse a PRF em nota.

Na manhã deste domingo (17), Colorido foi encaminhado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everardo Luna (Cotel), localizado em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A informação é de que, por enquanto, ele permanecerá preso em Pernambuco.

Tags

Autor