Lixo

Após denúncias de sujeira em Boa Viagem, Emlurb diz retirar 24 toneladas de resíduos da orla do Recife aos finais de semana

Banhistas que aproveitaram o feriadão para passear na orla de Boa Viagem encontraram um cenário bem desagradável: muita sujeira e nenhum funcionário da prefeitura cuidando da limpeza do local

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 17/04/2022 às 17:47
EMLURB/DIVULGAÇÃO
MUITA SUJEIRA Emlurb diz que excesso de lixo é fruto das movimentações da maré e que garis fizeram a limpeza - FOTO: EMLURB/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Depois que o JC publicou, no último sábado (16), denúncias sobre o acúmulo de lixo na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, apenas nos finais de semana, chega a recolher cerca de 24 toneladas de dejetos naquela área. O montante, diz o órgão, corresponde a 1.724 sacos de cem litros de lixo.

Na manhã de ontem, banhistas que aproveitaram o feriadão para passear na orla de Boa Viagem encontraram um cenário bem desagradável: muita sujeira e nenhum funcionário da prefeitura cuidando da limpeza do local.

De acordo com os relatos e fotos enviados à reportagem, era possível ver no local objetos como uma mochila, sapatos, potes plásticos e isopor. Alguns banhistas se mobilizaram para limpar ao menos parte da sujeira que estava na praia, mas depois alguns garis foram encaminhados à faixa de areia para recolher os dejetos.

Por nota, a Emlurb disse que a orla do Recife conta, diariamente, "com uma equipe com cerca de 70 profissionais que cuidam das áreas de Boa Viagem e do Pina, realizando os serviços de varrição, fiscalização e limpeza, tanto no calçadão quanto na faixa de areia". Três caminhões para a coleta do lixo auxiliam os trabalhadores na limpeza.

Ainda no comunicado, a Emlurb conta que 100 homens fazem o serviço em Boa Viagem nos finais de semana, e que a coleta regular, que retira o lixo recolhido pelos garis e o produzido pelos quiosques, ocorre duas vezes por dia.

"Quando anoitece e o movimento de pessoas na faixa de areia diminui, entram em cena os equipamentos responsáveis por remover os detritos localizados nesta área. As máquinas têm a capacidade de remover resíduos que estejam até 20 centímetros de profundidade", detalha a Emlurb.

O órgão municipal explica, também, que a orla conta com "243 lixeiras, distribuídas por toda a extensão da avenida e mais 140 contenedores com capacidade para 240 litros, dispostos entre os quiosques".

O trabalho, diz a Emlurb, resulta, "em época normal", na coleta de uma média de 10 mil toneladas de resíduos, o que equivale a 600 sacos de 100 litros. "Aos finais de semana, esse número chega a 24 mil toneladas somando o sábado e o domingo, correspondendo a 1.724 sacos de cem litros", finaliza a nota.

Comentários

Últimas notícias