TEMPO

Chuva forte no Recife: capital registrou quase 20% das precipitações previstas para maio

Balanço da Defesa Civil do Recife, no entanto, só contabiliza acumulado de chuvas até as 18h desta segunda-feira (23)

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 23/05/2022 às 21:39 | Atualizado em 23/05/2022 às 21:41
Notícia
X

Em seis horas, das 12h às 18h desta segunda-feira (23), o Recife acumulou quase 20% do total de chuvas previstas para este mês de maio (328,90 mm). A informação consta em balanço divulgado pela Defesa Civil da cidade. Entretanto, ao longo da noite, as precipitações continuaram, só devendo ser contabilizados em novo informativo a ser divulgado nesta terça-feira (24). A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta de chuva forte que vigora até esta terça na capital, demais cidades da Região Metropolitana e Zona da Mata.

Em seis horas, a Defesa Civil recebeu 49 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas. No período, não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas. Além disso, técnicos trabalham para realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade, segundo  a prefeitura. Nesse período foram identificados cinco semáforos apagados e outros seis com oscilações. Todos já consertados.

 

 

Os técnicos da PCR estão sempre de prontidão para atender aos chamados da população, que devem ser feitos a qualquer momento pelo telefone 0800 0813400.

GUGA MATOS/ JC IMAGEM
CHUVA NO RECIFE 23.05.2022 - GUGA MATOS/ JC IMAGEM

A Emlurb, por sua vez, informou que foi registrada apenas uma ocorrência com árvores durante o dia de hoje, na Avenida Dom João VI, em Boa Viagem, próximo à alça da Via Mangue. A via já foi liberada.

Em contra ponto aos alagamentos e os demais problemas registrados na cidade, a prefeitura do Recife diz que está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno 2022, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado, de acordo com a gestão, incluindo obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

Até o início da noite, a Defesa Civil do Estado também não contabilizava chamados de maior gravidade, além de pontos de alagamentos e quedas de árvore. 

GUGA MATOS/ JC IMAGEM
CHUVA NO RECIFE 23.05.2022 - GUGA MATOS/ JC IMAGEM

MAIS CHUVA NO RECIFE

 

Nas redes sociais, até o início da noite, imagens mostravam pontos de alagamento e dificuldade na volta para casa de quem mora no Recife e demais cidades da Região Metropolitana. Além disso, na capital, o Hospital da Restauração voltou a apresentar avarias no teto em função da forte chuva. 

O monitoramento da Apac apontava, até as 21h, acumulado de 104,67mm em Ipojuca, nas últimas 24h, além de 100,56mm em Goiana e 87,66mm no Cabo de Santo Agostinho. 

No Recife, o bairro do Ibura registrou as maiores precipitações: 79,98mm em 24h. 

A Apac renovou o alerta de chuva moderada a forte, sobretudo para esta noite e madrugada desta terça-feira (24), no Grande Recife e Zonas da Mata. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vigente até esta terça-feira de chuvas que podem acumular os 100 milímetros em 24 horas. 

 

Tags

Autor