chuva forte

Como está o nível da maré no Grande Recife?

Pico chegará por volta das 12h40, com 2,1 metros

Imagem do autor
Cadastrado por

Diogo Menezes

Publicado em 25/05/2022 às 5:42 | Atualizado em 25/05/2022 às 11:01
Notícia
X

A combinação chuva + maré alta costuma provocar dor de cabeça em quem precisa circular no Grande Recife. Juntas, provocam alagamentos e transtornos.

Com as fortes chuvas que caem na Região Metropolitana desde o domingo, muita gente fica de olho para saber se as ruas estarão ainda mais alagadas.

Para esta quarta-feira (25 de maio), a maré alta vai atingir seu maior volume às 12h41, quando chegará aos 2,1 metros. Já no início do dia, às 6h43, estava em 0,6m. As informações são da Marinha Oficial do Brasil e do Porto do Recife.

À noite, mais precisamente às 19h13, quando muita gente está voltando para casa, a maré estará baixa novamente, chegando a apenas 0,5m.

"Toda a região costeira do estado, atingido pela chuva, vai sofrer com a ocorrência das marés. A maré nesse período da manhã está subindo com o pico de maré alta previsto para por volta das 12h40 e isso dificulta a água da chuva escoar pelos rios e canais nessa região", explicou Marcus Silva, professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em entrevista à Rádio Jornal.

O especialista detalha que se a chuva continuar com esse volume de precipitação haverá dificuldade maior de escoamento dessa água. "A tendência é de que a água suba mais rápido nos pontos onde já temos alagamento. E só no período da tarde é que a maré vai começar a descer e que pode ajudar a escoar caso a chuva diminua", concluiu.

BARREIRAS

Pelo menos duas barreiras caíram durante a madrugada desta quarta-feira (25), no Grande Recife, em decorrência das fortes chuvas que caem na região.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os deslizamentos ocorreram em Camaragibe e em Olinda, no bairro de Caixa D'Água. Viaturas foram enviadas aos dois locais.

Os Bombeiros não confirmam ainda se há pessoas soterradas. Entretanto, moradores da localidade onde a barreira caiu em Caixa D'Água dizem ter um casal embaixo dos escombros.

Tags

Autor